Artes/cultura
07/01/2024 às 08:00•2 min de leitura
Se você costuma pensar que já está velho demais para realizar certas coisas, ou que perdeu grandes oportunidades ao longo da sua vida, ainda existe tempo para mudar! Embora o "sucesso" esteja sendo alcançado cada vez mais cedo entre os seres humanos, existem diversos exemplos pelo mundo de pessoas que ultrapassaram qualquer expectativa e se desafiaram na terceira idade.
Afinal, os avanços médicos obtidos pela nossa espécie nos permitem viver cada vez mais tempo nesse planeta e, portanto, nunca é o momento certo para desistir. Quer saber sobre o que estamos falando? Veja só essa lista com seis pessoas que realizaram grandes feitos após os seus 90 anos!
(Fonte: Wikimedia Commons)
Embora tecnicamente tenha iniciado sua jornada aos 89 anos, Doris Haddock demorou até os 90 para realizar seu sonho. A "Vovó D", como era chamada, viajou andando por 14 meses pelos Estados Unidos, de Pasadena a Washington, para realizar seu papel como ativista por uma reforma financeira no país.
Quando ela finalmente chegou ao seu destino, após uma jornada bastante árdua, ela havia viajado mais de 5,1 mil km e foi recebida como heroína por mais de 2 mil pessoas.
(Fonte: American Profile/Reprodução)
Quase um século atrás, fazer uma faculdade era algo que nem todos, principalmente as mulheres, poderiam sonhar. Mesmo assim, nunca é tarde para tentar, não é mesmo? Para Nola Ochs, isso se tornou realidade depois que a vida familiar a manteve ocupada durante os primeiros 90 anos de sua vida. Então, aos 95, ela se formou na faculdade e continuou a ter aulas como uma estudante diligente até os seus 100 anos.
Na época que obteve seu primeiro diploma, de estudos gerais com ênfase em história, ela foi certificada pelo Guinness World Records como a universitária mais velha do mundo. Se não fosse o suficiente, ela ainda obteve o título de mestre em estudos liberais aos 98 anos.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Nascido em Moscou em 1919, Leonid Hurwicz foi forçado a se deslocar pela Europa durante a ascensão da Alemanha nazista até se estabelecer em Chicago em 1940. Após 20 anos, ele começou a trabalhar em um projeto inovador que lhe rendeu o título do Prêmio Nobel.
Formado em direito, Leonid elaborou um sistema projetado para proteger os direitos das minorias, utilizando um sistema de votação proporcional ainda usado durante as convenções eleitorais democratas nos EUA. A premiação lhe foi concedida em 2007, aos 90 anos de idade.
(Fonte: BBC/Reprodução)
Você é do tipo de pessoa que perdeu a esperança no amor? Pois saiba que nunca é tarde de mais para encontrar sua alma gêmea. George e Doreen Kirby, de 104 e 91 anos, respectivamente, são o exemplo perfeito do que pode acontecer. Depois de mais de 27 anos juntos, os dois ficaram noivos no Dia dos Namorados — embora George não conseguisse mais ajoelhar para realizar o pedido.
Eles posteriormente foram confirmados como o casal mais velho a se casar e, no dia em que o recorde foi confirmado, um de seus netos deu à luz um menino, orgulhosamente nomeado em homenagem ao bisavô recordista.
(Fonte: Internet/Reprodução)
Quanto mais velhos ficamos, as dores se tornam mais frequentes e a mobilidade do corpo já não é mais a mesma. Mesmo assim, Jerome Defraitus decidiu contrariar as estatísticas e tornou-se o skatista profissional mais velho do mundo. Após iniciar sua carreira em 1931, ele continuou andando até os 90 anos, consolidando sua posição de lenda no esporte.
Como a maioria dos esportistas competitivos, Jerome se considerava um dos melhores do mundo quando era mais jovem. Aos 90 anos, então, definitivamente virou o campeão mundial indiscutível para sua idade.