6 formas simples de reduzir o estresse com a faculdade

19/08/2022 às 09:153 min de leitura

Pesquisas sobre saúde mental de universitários frequentemente identificam níveis elevados de estresse neste segmento. Estar na faculdade pode causar tanta pressão por resultados, ou por acúmulo de atividades (em muitos casos, soma-se, ainda, a rotina profissional), que o esgotamento físico e mental podem desencadear episódios de angústia e depressão.

Nos cenários mais tensos, o estudante pode até desistir de permanecer no curso. Por essas e outras razões, cada vez mais circulam dicas e sugestões que visam aliviar a mente e ajudar a enfrentar esse período por vezes difícil. Se você está passando por este momento, venha conosco e conheça algumas práticas cotidianas que podem te ajudar. Confira.

1. Valorize a qualidade do sono

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

É cientificamente comprovado que a boa qualidade do sono ajuda o corpo e a mente a relaxarem. Na via contrária, é fácil identificar que uma má noite de sono pode elevar e muito os níveis de estresse.

Quem consegue manter uma rotina saudável de descanso também auxilia sua mente a organizar tudo que aconteceu consigo durante o dia. Pode ser importante para ajudar a encontrar soluções para problemas do dia a dia, sejam profissionais, educacionais ou pessoais.

2. Faça exercícios regularmente

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Manter uma rotina de exercícios seria indicado mesmo que você não estivesse vivendo sob as agruras de ser um universitário. E não há necessidade de frequentar uma academia ou mesmo fazer treinos exaustivos. Se na sua instituição houver espaço para exercícios, tente chegar mais cedo para uma prática esportiva.

O fundamental é criar o hábito de se exercitar, de modo a liberar substâncias em seu corpo que lhe darão conforto e relaxamento, sem contar os benefícios para a saúde física e mental. Pode ser uma caminhada curta, ou uma pedalada no seu bairro.

3. Alimente-se bem

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Ter uma alimentação equilibrada e saudável é importante, em especial em momentos de estresse. Existem alimentos que vão fornecer a energia necessária, além de limpar seu organismo de substâncias que ele não precise. Pesquisas recentes também comprovaram que a má alimentação aumenta o estresse, deixando o corpo e a mente mais suscetíveis à fadiga.

Então, se você faz alguma refeição na universidade, opte pelo lugar que oferecer comidas menos gordurosas. Caso haja algum restaurante, dê preferência a alimentos naturais. E, de preferência, evite comer com pressa.

4. Encontre tempo para se divertir

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

"Só trabalho sem diversão faz do Jack um bobão". A frase de O Iluminado cai como uma luva neste item da lista. Desenvolver interações sociais é importante para a saúde mental, ajuda a desenvolver habilidades e desocupa a mente, dando fôlego para enfrentar dias estressantes.

Criar uma rotina de sair com amigos da faculdade também ajuda na relação, permitindo que eventuais problemas possam ser sanados fora do ambiente acadêmico. A questão é encontrar equilíbrio e, se possível, evitar cabular aula.

5. Dê tempo ao ócio e ao silêncio

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

As universidades costumam ser espaços repletos de estudantes, o que torna a missão de encontrar um local em que você possa ficar sozinho e em silêncio mais difícil. No entanto, toda instituição de ensino possui um espaço em que você consegue desligar das atividades acadêmicas e se concentrar apenas no silêncio, no ócio ou no som da sua própria voz.

Uma dica excelente são as bibliotecas, espaços em que o silêncio não é somente prezado, mas exigido. Encontre o canto mais isolado e respire fundo. Só não pode se esquecer de retornar para a sala de aula.

6. Não tenha medo de procurar ajuda

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Algumas universidades oferecem a seus alunos centros de aconselhamento, em que os estudantes podem conversar com especialistas que irão ajudá-los a enfrentar os momentos de grande estresse.

Na ausência de profissionais assim, não se esqueça que seus professores e os gestores do curso também são profissionais habilitados a guiá-lo durante a jornada acadêmica. Não pense que algum assunto seja pequeno que não mereça atenção. Afinal de contas, estamos falando sobre sua formação.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: