Filmes de terror: o poder terapêutico do medo na saúde mental

13/08/2022 às 08:002 min de leitura

O cinema de horror nasceu quase junto com o próprio cinema. Há mais de um século, diretores são responsáveis por causar os mais variados tipos de medo e terror nas pessoas ao redor do mundo. De Drácula a O Exorcista e de Sexta-feira 13 a O Chamado, o terror é um dos gêneros que mais consegue mexer com os nossos sentimentos.

Mas por que nós somos tão fascinados em nos submetermos a isso? Embora cada um tenha sua própria motivação, alguns estudos da psicologia sugerem que filmes de terror podem nos ajudar a enfrentar momentos de dificuldade.

Leia também: Por que gostamos tanto da sensação de ver filmes de terror?

O poder terapêutico do terror

O Massacre da Serra Elétrica (1974). (Fonte: Vortex/Reprodução)O Massacre da Serra Elétrica (1974). (Fonte: Vortex/Reprodução)

Assim como acontece atualmente com jogos violentos, acreditava-se que os filmes pudessem estimular as pessoas a se tornarem, de alguma forma, nos vilões que elas assistiam nos cinemas. Andrew Scahill, professor do departamento da Universidade do Colorado, lembra que essa era uma interpretação muito comum, mas que hoje já foi superada. Ao contrário do que se imaginava, a influência do horror pode ser muito positiva para nós.

“Parece contra-intuitivo, para qualquer imagem evolutiva da humanidade, que o terror possa nos ajudar de alguma forma”, disse o professor. “Hoje, temos o que chamamos de ‘teoria da barriga de aluguel’, que diz que filmes de terror nos permitem controlar nosso medo da morte, dando-nos uma experiência substituta. Nosso corpo está nos dizendo que estamos em perigo, mas sabemos que estamos seguros nos assentos confortáveis do cinema. Permitir-se ter essas experiências em um ambiente seguro pode realmente ser um processo de terapêutico”, conclui Scahill.

Construindo resiliência a cada grito

Ring: O Chamado (1998). (Fonte: Kadokawa Shoten/Omega Project/Reprodução)Ring: O Chamado (1998). (Fonte: Kadokawa Shoten/Omega Project/Reprodução)

A terapia de exposição submete um paciente a uma situação estressante para ele. Como a pessoa é colocada em um ambiente controlado, é possível reduzir o desconforto com o tempo. Kurt Oaklee, fundador da Oaklee Psychotherapy em San Francisco, acredita que filmes de terror oferecem uma experiência parecida.

“[O horror] pode realmente nos ensinar como lidar melhor com o estresse do mundo real”, disse Oaklee. “Durante um filme estressante, estamos nos expondo intencionalmente a estímulos produtores de ansiedade. Normalmente, não nos envolvemos nos mesmos mecanismos de enfrentamento prejudiciais que utilizamos na vida real. Essa prática pode se traduzir em nos ajudar a gerenciar os estressores e medos do dia a dia”.

Porém, o próprio Oaklee destaca que pessoas com problemas de ansiedade ou com fobias específicas podem reagir de maneira oposta. Como elas são mais sensíveis a certas situações, os filmes podem aumentar os sentimentos de estresse e pânico.

Mesmo assim, é interessante observar como um gênero que nos perturbou longo das últimas décadas pode também ser uma resposta para lidar com as dificuldades do dia a dia. De acordo com o Business Insider, em maio de 2020, durante o auge da pandemia de covid-19, filmes digitais de terror tiveram um aumento de 194% em relação a maio anterior. Em um momento em que o mundo enfrentava seus próprios horrores, foi este gênero que ajudou muitas pessoas a lidarem com parte do problema.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: