Cientistas holandeses estão criando tomate que cresce 24 horas por dia

22/08/2014 às 06:111 min de leitura

A ciência genética no ramo dos alimentos vem fazendo avanços significativos nos últimos anos e, entre outras coisas, já conseguiu descobrir até como aprimorar o gosto da principal matéria-prima do ketchup. No entanto, a busca por uma forma de aumentar a produção mundial de comida agora está pronta para encarar mais uma de suas barreiras: como criar um tomate capaz de crescer 24 horas por dia.

Com um comportamento que lembra o dos seres humanos, se as plantas comuns de tomate não tiverem ao menos oito horas de escuridão por dia, elas acabam cobertas por pontos amarelos e, após algum tempo, morrem. No entanto, durante esse período de “soneca”, os frutos param de crescer – o que não seria um problema para a sua hortinha de quintal, mas se configuraria como tempo perdido para fazendeiros profissionais.

Por esse motivo, cientistas holandeses vêm estudando uma forma para que as plantas de tomate continuem crescendo regularmente e de maneira saudável mesmo que sejam iluminadas o dia inteiro. Agora, eles publicaram alguns de seus resultados na revista Nature, revelando que conseguiram isolar um gene que pode forçar os frutos a crescer sem descanso.

Primeiros passos

Com o singelo nome de “proteína de ligação 13 clorofila de colheita iluminada tipo III a/b (CAB-13)”, o gene é encontrado em algumas plantas e é conhecido por controlar sua reação à luz. Quando introduzido em híbridas de tomate moderno, ele proporciona um aumento de 20% de produção quando os vegetais são iluminados o dia inteiro. Embora o resultado final esperado seja de 30%, o valor é bastante significativo para os produtores agrícolas.

Ainda assim, a novidade é apenas o primeiro passo na missão de busca pela fórmula do tomate de 24 horas. Os pesquisadores ainda devem tentar descobrir se há outros genes que estejam em jogo e também entender como a interação entre proteínas, açúcares e eletrólitos afeta o crescimento dos frutos durante o dia todo. Dessa forma, por enquanto o futuro ketchup ainda vai precisar de seu sono de beleza.

Fonte

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: