Conheça algumas das maiores e mais incríveis tumbas do mundo

23/08/2013 às 10:303 min de leitura

Tudo bem que, quando pensamos em mausoléus e locais do tipo, não associamos essas estruturas a locais interessantes e belos. Na verdade, pensamos neles como algo sinistro, não é mesmo? Contudo, existem sepulturas e edifícios que abrigam inúmeras tumbas e que, só de olhar, não saberíamos dizer qual é a sua real finalidade, como é o caso de algumas catedrais, capelas e palácios que existem pelo mundo.

Pensando nisso, reunimos nesta matéria alguns dos maiores e mais incríveis mausoléus do mundo, os quais você pode conferir — e contar para a gente nos comentários se já teve o prazer de visitar algum deles — a seguir:

1 – Taj Mahal

Fonte da imagem: pixabay

Provavelmente um dos mausoléus mais famosos e visitados do mundo, o Taj Mahal, localizado em Agra, na Índia, foi construído no século 17 a pedido do Imperador Shah Jahan para sua esposa, Mumtaz Mahal. O complexo é flanqueado por quatro minaretes, e a tumba — feita de mármore — se encontra no centro do edifício.

O interior do Taj Mahal é decorado com paredes repletas de pedras semipreciosas e textos sagrados belamente caligrafados, assim como as sepulturas de Mumtaz e do Imperador, que aforam feitas em mármore e contam com os 99 nomes de Deus caligrafados em suas superfícies.

2 – Abadia de Westminster

Fonte da imagem: pixabay

Esta famosa igreja gótica localizada em Londres foi construída originalmente no século 10 — ela foi reconstruída algumas vezes — por monges beneditinos. Além de ser palco das coroações britânicas, a Abadia de Westminster também é o local de sepultura da maioria dos monarcas ingleses e de diversos personagens ilustres.

Entre as tumbas, além das reais, é possível encontrar as de Isaac Newton, Charles Darwin, Jane Austen e Charles Dickens, e até existe um monumento funerário em homenagem a William Shakespeare.

3 – Mausoléu de Adriano

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia

Também conhecido como “Castel Sant’Angelo” (ou Castelo de Santo Ângelo), este emblemático monumento de Roma foi construído a pedido do Imperador Adriano, e suas cinzas, assim como as de sua esposa, foram depositadas no local no século 2. Depois disso, outros imperadores seguiram o exemplo, tendo seus restos mortais também depositados nesse belo edifício cilíndrico.

Mas além de ser um famoso mausoléu, o Castel Sant’Angelo também já serviu de castelo e até fortaleza, funcionando hoje como museu e, esporadicamente, servindo de locação para filmes — você se lembra de “Anjos e Demônios”, baseado no livro de Dan Brown?

4 – Mausoléu de Qin Shi Huang

Fonte da imagem: pixabay

Descoberto na década de 70 por fazendeiros chineses, este incrível complexo serviu de mausoléu para Qin Shi Huang, o primeiro Imperador da China e unificador do país. Mais conhecido pelos Guerreiros de Xian — cerca de 8 mil soldados de terracota do tamanho de homens reais —, no local ainda foram encontradas as estátuas de 520 cavalos, 130 carruagens e 150 animais de cavalaria.

Segundo a lenda, todo esse exército foi enterrado juntamente com Qin Shi Huang para — supostamente — proteger os incríveis tesouros que acompanhavam o corpo do monarca. Embora as cores tenham desaparecido, todas as estátuas eram pintadas, e cada uma delas conta com uma feição diferente da outra.

5 – Tumba de Humayun

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia

Este incrível mausoléu localizado em Deli, na Índia, foi construído no século 16 para servir de sepultura ao Imperador Humayun. Erguido a pedido da esposa do monarca, Hamida Banu Begum, o edifício foi inspirado na arquitetura persa, contando com 47 metros de altura e um domo recoberto com mármore branco. Em 1993, a Tumba de Humayun foi declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

6 – Shah-i-Zinda

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia

Conhecida como uma das necrópoles mais famosas da Ásia Central, Shah-i-Zinda, localizada no Uzbequistão, consiste em um complexo com três grupos de estruturas — que incluem tumbas e mesquitas — interligadas através de quatro passagens cobertas por domos. Os primeiros edifícios foram construídos entre os séculos 11 e 12 e servem de sepultura para diversas pessoas.

No entanto, de acordo com a lenda, Kusam ibn Abbas, primo do Profeta Maomé, foi enterrado em Shah-i-Zinda depois de ter sido decapitado por pregar a fé islâmica. Aliás, dizem que, depois da execução, Kusam pegou sua cabeça e partiu para o jardim do paraíso, onde se encontra até agora.

7 – Les Invalides

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia

Construído no século 17, Les Invalides, localizado em Paris, na França, originalmente foi projetado para servir como hospital e abrigo para os veteranos de guerra. Hoje, esse enorme monumento foi transformado em museu militar e guarda a tumba de várias personalidades militares francesas, assim como o impressionante sarcófago de ninguém menos do que Napoleão Bonaparte:

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: