Mito ou verdade: arrancar um fio de cabelo branco faz nascerem dez no lugar

01/04/2019 às 10:002 min de leitura

Provavelmente, você já ouviu o ditado de que não se deve arrancar um fio de cabelo branco, senão outros dez vão nascer no lugar, não é mesmo? Mas como resistir à tentação quando eles começam a brotar, e você não tem idade para “ser velho”?

Simples: não resista! A crença popular de que nascem mais fios no lugar não tem embasamento algum. No máximo, outro fio branco vai surgir no mesmo folículo capilar – jamais dez. O que pode dar essa impressão é que outros cabelos brancos estão proliferando em sua cabeleira, mas a culpa não é daquele que você arrancou.

Os cabelos brancos ou grisalhos aparecem naturalmente com o envelhecimento, mas vai depender da sua genética para saber quando o processo vai se iniciar. É por isso que em algumas pessoas os fios brancos surgem bem mais cedo do que em outras.

Aceite, que dói menos: cabelos grisalhos podem ser bem charmosos

Eles são provocados pelo envelhecimento das células responsáveis pela pigmentação do cabelo. Quando essas células morrem, deixam de transmitir a cor para suas madeixas, clareando aos poucos a sua cabeça. Quando você arranca um fio branco, significa que as células de pigmentação desse fio estão mortas, e outro branco vai nascer no lugar dele.

Entretanto, o processo de clareamento é gradual. Assim, ao arrancar um dos fios mais claros, os folículos capilares que estão em volta desse fio podem estar passando pelo mesmo processo de envelhecimento, mas você só nota quando o outro branco já nasceu no lugar do qual você arrancou. Nesse meio-tempo, os outros fios em volta podem acabar tendo suas células envelhecidas ou mortas, causando o clareamento e a ideia de que dez outros nasceram no lugar do qual você arrancou.

Os médicos alertam, entretanto, que não é saudável arrancar fios de cabelo. Esse processo pode danificar o folículo, e ele nunca mais crescer. Além disso, você pode causar alguma infecção no folículo e ficar careca no futuro! Se os fios brancos incomodam, o ideal é cortá-los mais rente possível à raiz sem de fato arrancá-los de sua cabeça. Ou tingir, é claro.

*Publicado em 26/8/2015

***

O Mega está concorrendo ao Prêmio Influenciadores Digitais, e você pode nos ajudar a ser bicampeões! Clique aqui e descubra como. Aproveite para nos seguir no Instagram e se inscrever em nosso canal no YouTube

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: