6 dos monstros mais conhecidos do mundo

13/02/2014 às 15:064 min de leitura

A humanidade sempre teve um fascínio pelos “monstros”. Mitologias de todo o mundo incluem histórias de criaturas estranhas e terríveis, incluindo o Minotauro dos gregos, os elfos britânicos, as sereias, a Medusa, os dragões chineses e muitos outros.

Embora esses monstros sejam, obviamente, frutos da imaginação ou obras de ficção, há apenas um ou dois séculos atrás, a crença de que alguns deles existiam era comum.

Até hoje, muitas pessoas até acreditam que alguns desses seres realmente estejam por aí, prontos para nos surpreender ou apavorar. Eles formam o grupo dos monstros “favoritos” e mais conhecidos da humanidade. Confira abaixo:

1 – Os vampiros

Fonte da imagem: Reprodução/Great Old Movies

Há 117 anos, Bram Stoker publicava o seu famoso livro Drácula, levando o interesse nos vampiros para leitores do mundo inteiro. Em 1922, foi lançado o clássico filme Nosferatu, baseado no livro de Stoker, e o cinema e a TV nunca mais foram os mesmos. O “vampirismo” sempre fascinou as pessoas e desde o a estreia desse filme mais e mais produções brindaram o estilo.

De “Blade”, “Drácula, de Bram Stoker” (a adaptação de 1992), “Entrevista com o Vampiro”, só para citar alguns, além da saga Crepúsculo, o mundo do entretenimento foi inundado de produções com esse tema. Não podemos esquecer também das séries de TV, como “True Blood” e “The Vampire Diaries”.

Ao mesmo tempo sensuais e assustadores, os vampiros inspiraram toda uma subcultura gótica. Apesar da forte evidência de que os vampiros sejam uma criação ficcional, algumas pessoas até dizem ser vampiros, realizando rituais misteriosos e consumindo o sangue de doadores voluntários.

2 – O Lobisomem

O "lobisomem" Michael Jackson, no vídeoclipe Thriller Fonte da imagem: Reprodução/Fanpop

O lobisomem é uma fascinante mistura de homem e animal. Alguns acreditam que um lobisomem aterrorizava o interior da França, em 1764, quando uma criatura estranha parecida com lobo matou dezenas de moradores. A história foi retratada no filme "O Pacto dos Lobos".

A criatura é apenas uma variação da licantropia, a antiga crença de que certas pessoas têm a capacidade de se transformar em animais, contra a sua vontade ou não, em determinadas datas ou em luas cheias.

Embora as origens do lobisomem não sejam claras, uma doença rara que faz com que os pelos do corpo cresçam excessivamente (chamada hipertricose) pode ter contribuído para a crença em lobisomens.  De fato, artistas de circo com a doença já foram exibidos como lobisomens nos séculos passados. Já a ligação com a lua cheia provavelmente surgiu por causa da tendência de lobos e cães em uivarem para ela.

3 – O monstro do Lago Ness

O suposto registro do monstro do Lago Ness Fonte da imagem: Reprodução/New York Daily News

Nenhuma lista de monstros seria completa sem a criatura que supostamente habita o Lago Ness, na Escócia. Enquanto “Nessie” (seu apelido carinhoso) é o mais famoso monstro do lago do mundo, ele está longe de ser o único. Na verdade, existem centenas de lagos espalhados no globo que muitas pessoas acreditam que também tenham monstros.

Dizem que a testemunha ocular mais antiga do monstro do Lago Ness remonta de maio de 1933. Desde aquela época, o monstro — real ou não — tem sido um grande benefício para o turismo no local, além de outras cidades próximas.

As pessoas têm procurado visitar o Lago há mais de 70 anos, tentando verificar as aparições ocasionais, fotos e vídeos. Vai que o (a) Nessie aparece? Em 2003, uma equipe da BBC vasculhou o lago com equipamentos de última geração e não encontraram nada.

4 – O Pé-Grande

Fonte da imagem: Reprodução/Big Foot Research

Muito “querido” nos Estados Unidos e Canadá, o Pé-Grande se tornou uma lenda tão difundida nesses países, que muitas pessoas afirmam que já esbarraram com ele pelas florestas. Recentemente, você pode até conferir aqui no Mega Curioso, um artigo sobre um homem que divulgou uma foto do suposto Pé-Grande morto após a sua captura.

O Pé-Grande é tão conhecido não pelo que ele é (já que ninguém sabe ao certo como é sua aparência, ou mesmo se ele existe), mas pelo que ele supostamente deixa para trás: grandes pegadas.

Parte da fama da criatura se deve a um vídeo curto de 1967 gravado em Bluff Creek, na Califórnia. Ele mostra uma criatura peluda com porte de homem grande andando em uma clareira. O filme nunca foi provado como autêntico e muitos suspeitam que seja uma fraude, o que é bastante provável.

Também é estranho que o filme continua sendo a “melhor” evidência para o Pé-Grande 47 anos depois, mesmo contando com o fato de que as câmeras de vídeo são melhores hoje em dia, além de mais baratas e mais disponíveis do que nunca para fazer um vídeo com imagens muito melhores da criatura.

5 – Chupacabra

Fonte da imagem: Reprodução/National Geographic

O temido chupacabra também é conhecido por aquilo que ele deixa para trás: animais mortos e mutilados. Embora, supostamente, as cabras sejam a sua presa favorita (por isso o nome), eles também têm sido responsabilizados por ataques a gatos, ovelhas, coelhos, cães, galinhas, patos, porcos e outros animais.

Descrições de chupacabras variam muito, mas muitos relatos sugerem que a criatura tenha cerca de um a um metro e meio de altura, pernas curtas, garras longas e mortais, além de olhos brilhantes (alguns dizem que são vermelhos, outros verdes ou azuis). Há uma grande crença que eles também sejam criaturas alienígenas.

A suposta existência do chupacabra ganhou grande notoriedade em 1995, em Porto Rico. Ninguém sabe ao certo por que ou como a criatura apareceu e se tornou notícia, mas muitos latino-americanos acreditam que o bicho seja o resultado de experimentos secretos do governo dos Estados Unidos nas selvas de Porto Rico. Até por aqui no Brasil, existem relatos de supostas aparições do chupacabra.

6 – Dragões

Fonte da imagem: Shutterstock

Gigantes, assustadores, olhos vermelhos, asas, narinas soltando fumaça e labaredas cuspidas pela imensa boca. Quem nunca viu um desses em um filme ou desenho? Talvez o dragão seja o monstro mais antigo do folclore. O Livro da Bíblia de Isaías já descrevia Leviatã, um monstruoso dragão-serpente do mar.

Algumas lendas de dragões mais difundidas vêm da cultura chinesa. De fato, durante séculos alguns chineses desenterravam e faziam chá de ossos de dinossauros, acreditando que eles eram de dragões. A criatura é um dos símbolos da China e está presente em todos os lugares, festas, decorações e grandes comemorações, como o Ano Novo Chinês.

O Ocidente também é rico no folclore do dragão, como a conhecida história de São Jorge, que matou um dragão. Apesar da sua existência mítica antiga, os dragões continuam fazendo muito sucesso até hoje, talvez até mais do que em qualquer outro momento da História, aparecendo em games como “Dungeons and Dragons” e filmes populares como "O Senhor dos Anéis".

* * * 

E você. leitor, quais desses é o seu preferido?

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: