A sonda espacial Cassini acabou de enviar novas imagens de Saturno — veja!

08/12/2016 às 06:162 min de leitura

Sem sombra de dúvidas, Saturno, com seus anéis incríveis, enorme tamanho e furacão insano — e permanente — em forma de hexágono, está entre os planetas mais populares do Sistema Solar. Essa atenção toda é alimentada em parte pela NASA que, vira e mexe, aponta algum telescópio ou sonda espacial para os lados do “Senhor dos Anéis” e nos brinda com imagens deslumbrantes, assim como com descobertas pra lá de intrigantes sobre esse mundo.

Pois agora, depois de quase 20 anos de seu lançamento, a sonda espacial Cassini volta a nos enviar observações interessantes sobre Saturno — meses antes de ela realizar um “mergulho suicida” pela atmosfera do planeta. De acordo com Alessandra Potenza, do portal The Verge, o equipamento não tripulado concluirá sua missão em setembro do ano que vem, mas nem por isso está tirando folga de suas atividades.

Exploração histórica

Segundo Alessandra, a Cassini iniciou uma nova fase de sua missão no finalzinho de novembro, que consiste em realizar uma série de órbitas — com duração de uma semana cada uma — sobre o hemisfério norte de Saturno. Confira o vídeo que a NASA preparou sobre essa etapa das atividades da sonda:

Depois, a sonda vai chegar bem pertinho dos anéis e dar uma bela espiada nas margens dos que se encontram nas posições mais externas com relação ao planeta. Durante esses sobrevoos, o equipamento deverá capturar imagens jamais vistas das luas que orbitam nessa região, como é o caso de Pandora, Pan, Dafne e Atlas.

Além disso, o pessoal da NASA espera que a sonda permita que eles observem pequenos satélites que parecem se encontrar entre os anéis de Saturno, assim como perturbações provocadas pelo impacto de meteoros nessas estruturas.

A Cassini também chegará mais perto do planeta do que qualquer outro equipamento na História e realizará uma porção de leituras que permitirão que os cientistas da NASA descubram mais coisas sobre as partículas e moléculas de gás que se encontram nos anéis. Segundo a agência espacial, esta nova etapa da missão marca o começo do fim da exploração histórica de Saturno — poético, não?

Espiadinha

As imagens que você pode ver a seguir foram capturadas pela Cassini no dia 2 de dezembro e mostram o Hemisfério Norte de Saturno, assim como seus anéis. Cada uma das figuras foi capturada com o uso de um filtro diferente — sensível a diferentes comprimentos de onda da luz — e evidenciam a presença de nuvens e névoas em diferentes altitudes. Confira:

Quarteto

Já a imagem abaixo foi registrada no dia 3 de dezembro com uma câmera equipada com uma grande-angular a bordo da sonda espacial. Ela mostra o polo norte de Saturno e o imenso (e famoso) furacão com formato hexagonal que existe por lá. Aliás, só para que você tenha uma ideia da “imensidão” dessa tempestade de vento, cada lateral do hexágono tem uma largura equivalente à do nosso planeta inteiro! Veja a foto:

Furacão insano

Por último, a Cassini registrou uma imagem de Tétis, o quinto maior satélite de Saturno, no dia 4 de dezembro. Essa lua, como você poderá ver a seguir, tem a superfície coberta de “cicatrizes” deixadas por impactos de rochas espaciais — sendo a maior delas a cratera chamada Odysseus, com mais de 400 quilômetros de diâmetro. Olha só:

Lua repleta de crateras

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: