Curso de sobrevivência contra zumbis. Como assim?

04/06/2014 às 06:222 min de leitura

Pois é, o seriado “The Walking Dead” não só fez muito sucesso entre os fanáticos de plantão, mas também mexeu com alguns pesquisadores em uma famosa faculdade americana. Localizada na cidade de Irvine, a Universidade da Califórnia inovou o mundo dos estudos — quase sempre entediantes —, lançando um curso online e gratuito sobre como sobreviver no caso de um apocalipse zumbi. Sim, é isso mesmo!

Chamado de “Sociedade, Ciência e Sobrevivência: Lições de The Walking Dead”, o curso (bem bizarro, por sinal) teve duração de oito semanas — entre outubro e dezembro de 2013 — e abordou conceitos de saúde pública, sociologia, filosofia e física para explicar diversos aspectos com que você deve ficar esperto no caso de uma epidemiologia.

Diversos tipos de catástrofes foram abordadas, mas é claro que a aula mais aguardada pela galera era o hype do momento: “Apocalipse zumbi”. De acordo com Graziele Amorim Arraes, doutoranda em História e aluna do inusitado curso, o que mais impressionou mesmo foi a seriedade com que os norte-americanos lidam com esse tipo de coisa — eles não brincam com isso.

UCI

Gestão de risco: eles levam a sério

Vale lembrar que a cultura de preparação para desastres naturais — difundida nos EUA — é algo absurdo para nós, reles mortais brasileiros (onde tudo é carnaval e futebol). Os gringos armam diversas estratégias para combater ou evitar algumas epidemias, assim como sobreviver a catástrofes, conectando diversos conhecimentos acadêmicos em áreas específicas, em que até mesmo se inspirar no “The Walking Dead” é algo normal para eles (vai entender, né?).

Para você ter ideia, lá existe até um “kit de sobrevivência” — uma mochila com sachês de água, lanterna, rádio e outros suplementos —, que é distribuído para inúmeros moradores em algumas regiões de maior risco.

Pegue sua arma, seu machado e estoque mantimentos!

Entre os tópicos abordados pelo inusitado curso, estão: hierarquia de necessidades, ordem e estrutura social, classificação de estereótipos de indivíduos, como se proteger da melhor forma, controle de danos, nutrição em um mundo pós-apocalíptico, controle do stress em situações de desastre, entre outros assuntos bem bizarros.

Putsgrilo

Por enquanto, apenas uma edição do curso foi realizada, mas vem mais por aí: depois de firmar um contrato com uma famosa rede de TV nos EUA, a ideia é expandir esses cursos que misturam educação e entretenimento — o termo está ficando conhecido como “edutenimento” —, sempre baseados em alguma série de sucesso.

***

E você, leitor, teria vontade em participar de algum curso baseado em algum seriado de TV? Não deixe de compartilhar sua opinião com a gente nos comentários abaixo.

Últimas novidades em Mistérios

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: