Zumbis são biologicamente possíveis?

12/11/2022 às 10:002 min de leitura

Nas séries e no cinema, os zumbis já são uma realidade há muito tempo. A causa para o surto que leva ao apocalipse zumbi geralmente é um vírus que se espalha facilmente e contamina cidades inteiras em poucos dias. Depois da contaminação, os mortos voltam à vida e passam a andar (às vezes, até correr, como no filme Invasão Zumbi) por aí, catatônicos e focados apenas em devorar humanos.

Mas e na vida real, a existência de zumbis é biologicamente ? Alguns cientistas acreditam que sim.

Doenças neurológicas podem transformar pessoas em zumbis

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Existem doenças que transformam o paciente praticamente em um zumbi. É claro que nenhuma delas causa a morte e em seguida um retorno à vida, como acontece nos filmes, mas os sintomas associados a certas doenças podem levar as pessoas a comportamentos bastante semelhantes aos dos zumbis.

Um exemplo disso é a síndrome de Klüver-Bucy, que afeta os lobos parietais e é geralmente causada por fortes pancadas na cabeça. Segundo o neuropatologista Peter Cummings, da Universidade de Boston, a pessoa acometida por essa síndrome desenvolve o desejo de colocar objetos inadequados na boca, perde a capacidade de reconhecer objetos e pessoas, e quando está em estado catatônico pode ser bastante violenta.

Além disso, os pacientes que apresentam essa enfermidade desenvolvem uma compulsão alimentar que extrapola os limites da comida, já que eles podem comer praticamente qualquer coisa.

A Encefalite Letárgica ou “doença do sono” (retratada na série Sandman, da Netflix), que afetou milhares de pessoas depois da Primeira Guerra Mundial, também transformava as vítimas em zumbis. As pessoas acometidas pela rara doença apresentavam sintomas que iam de uma profunda sonolência até a catatonia e a psicose. Os doentes chegavam a ficar décadas sem falar ou se mover, como se estivessem presos em seus próprios corpos, já que mesmo distantes eles demonstravam sinais de consciência.

Zumbis na natureza

Fungos parasitas podem transformar formigas em zumbis. (Fonte: Linden Gledhill/Flickr)(Fonte: Linden Gledhill/Flickr)

Se entre os humanos a transformação não mantém os cadáveres “vivos”, na natureza há casos de zumbis mais próximos daqueles do cinema. É o que ocorre com formigas infectadas pelo fungo Ophiocordyceps unilateralis, que têm suas mentes sequestradas pelo parasita.

O fungo faz com que a formiga suba num local alto para soltar seus esporos pelo crânio da hospedeira e contaminar as outras formigas que estão abaixo.

Outro exemplo é o das vespas Glyptapanteles, que colocam seus ovos nos corpos de lagartas e, quando os ovos se partem, se alimentam dos fluidos da lagarta ainda viva. Depois, as vespas formam casulos no local e a lagarta, mesmo vítima das vespas, ainda se torna uma espécie de segurança zumbi, já que espanta agressivamente besouros tentando se alimentar dos casulos.

Onde surgiram os zumbis?

A lenda dos zumbis nasceu no Haiti. (Fonte: Pexels)A lenda dos zumbis nasceu no Haiti. (Fonte: Pexels)

Apesar dos exemplos vindos da própria natureza, não foi dela que surgiu a inspiração para a criação do termo "zumbi".

O conceito surgiu no Haiti, no século XVII, para se referir a lendas de pessoas escravizadas que continuariam vagando enfeitiçados cometendo tarefas malignas. Acredita-se que a palavra zumbi tenha derivado da palavra nzambi em quicongo, antiga língua falada no Reino do Kongo, que quer dizer “espírito de um morto”.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: