Doença misteriosa transforma pombos em 'zumbis' no Reino Unido

27/10/2022 às 06:532 min de leitura

Parece clichê que, em pleno mês de outubro, época de Halloween, casos de um vírus misterioso que transforma pombos em "zumbis" têm sido relatados no Reino Unido, certo? Infelizmente,  a doença é realidade e invariavelmente fatal para os animais. 

O vírus, identificado como "paramixovírus de pombos", é também conhecido como PPMV ou Doença de Newcastle. Os graves danos aos sistemas neurológicos dos animais fazem com que seus pescoços fiquem retorcidos e suas asas trêmulas. Entre os sintomas apresentados, as aves também podem manifestar magreza, fezes esverdeadas e confusão mental, parando de voar, relutando em se mover e, na maioria dos casos, andando em círculos.

O que dizem os especialistas?

(Fonte: Triangle News/Reprodução)(Fonte: Triangle News/Reprodução)

Até agora, o vírus só afetou pássaros de um santuário na ilha de Jersey. "Houve um aumento no número de pombos de terra entrando no JSPCA Animals' Shelter (Abrigo da Sociedade para Prevenção de Crueldades aos Animais de Jersey) nas últimas semanas, muitos dos quais apresentando sinais neurológicos, como pescoço torcido, circulando ou incapazes de ficar de pé", conta o porta-voz do abrigo. Por conta da gravidade da doença, os animais precisaram ser sacrificados. 

O porta-voz também explica que as aves, quando infectadas, passam a ser um grande risco para a espécie. "Qualquer ave que sobreviver continuará a espalhar o vírus e será um risco para as outras. Em nossa área de atuação, as aves afetadas são sacrificadas humanamente. A doença é extremamente infecciosa e se espalha por fezes e outras secreções", explica. 

O abrigo ainda afirma que essa é uma doença de notificação obrigatória para animais de cativeiro, ou seja, os casos suspeitos devem ser comunicados às autoridades, mas não em casos de animais selvagens. O vírus também pode sobreviver por mais tempo nos meses mais úmidos e frios, o que significa que os casos são bastante comuns nesta época do ano. Infelizmente, a doença ainda não tem tratamento e os bichinhos infectados acabam morrendo em poucos dias. 

Casos relatados no Brasil

(Fonte: Deivyson Teixeira/O Povo/Reprodução)(Fonte: Deivyson Teixeira/O Povo/Reprodução)

Segundo a Agência Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), casos do vírus PPMV já foram identificados no Brasil, mas há algum tempo. Em 2019, alguns pombos foram encontrados mortos próximos ao Centro de Controle de Zoonoses da cidade de São Paulo. Após análises, os pesquisadores descobriram que as aves estavam infectadas pelo vírus da Doença de Newcastle, ou paramixovírus aviário do tipo 1, com um genótipo denominado VI.2.1.2, que costuma ser fatal para pombos. 

Apesar de ser um vírus bastante agressivo para as aves, podemos ficar um pouco mais tranquilos: ele não afeta humanos. No entanto, foram registrados casos de conjuntivite em pessoas que manusearam os pombos doentes.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: