5 fatos curiosos sobre a saúde dos animais

04/10/2022 às 06:352 min de leitura

A ciência hoje está tão avançada que já consegue trazer melhorias para a vida e para a saúde de milhões de seres vivos. Talvez você não saiba, mas os animais também recebem procedimentos muito evoluídos que garantem que eles se desenvolvam bem. Neste texto, com auxílio da MSD Saúde Animal, contamos 5 curiosidades sobre a saúde animal que provavelmente você ainda não conheça.

1. Aves que são vacinadas antes de sair do ovo

(Fonte: NPR)(Fonte: NPR)

Desde 1982, existe um conceito chamado de "vacinação in ovo", que garante que as aves sejam imunizadas ainda quando estão em incubadoras, sem ainda ter eclodido de seus ovos. Este procedimento começou com o desenvolvimento da vacina contra a doença de Marek, uma patologia letal que atinge principalmente galinhas e perus.

A vacina feita nos ovos é injetada por meio de máquinas automatizadas que atravessam a casca, depositando a dose próxima ao líquido amniótico ou do tecido embrionário da ave. Isso garante um maior controle de qualidade e um menos estresse para os pintinhos.

2. O curioso processo de vacinação dos peixes

(Fonte: The Fish Site)(Fonte: The Fish Site)

Parece difícil imaginar que peixes sejam também vacinados, não? Mas isto acontece. Estes animais recebem a imunização para a prevenção de doenças como a estreptococose, que atinge o sistema nervoso central e pode causar lesões dos olhos e úlceras na pele dos peixes.

O processo de vacinação dos peixes é bem curioso. Para começar, eles recebem uma anestesia, feita com uma solução natural contendo água e óleo de cravo. Isto ajuda a diminuir o seu metabolismo, como sua respiração e os movimentos, fazendo com que os peixes tenham menos estresse na hora de tomar a vacina, que é injetada em sua cavidade abdominal.

3. Há tratamento para a diabetes em animais de estimação

(Fonte: Saúde Abril)(Fonte: Saúde Abril)

Assim como os humanos, cães e gatos também podem desenvolver diabetes. Isto acontece quando estes animais param de produzir insulina ou têm alguma deficiência nos receptores de hormônios. Embora esta seja uma doença crônica, eles recebem tratamento de insulinoterapia, que é a aplicação de insulina feita por seu tutor.

Antigamente, isto era feito com insulina humana, mas já há produtos específicos com insulina veterinária, que é mais eficiente e traz efeito mais duradouro aos bichinhos.

4. Inteligência artificial na produção animal

(Fonte: Digital Agro)(Fonte: Digital Agro)

Outra área que já está tirando vantagem de novos avanços científicos é a criação. Os processos de produção animal já fazem uso de tecnologias que auxiliam na prevenção e identificação de doenças por meio de inteligência artificial. Estes dispositivos identificam, monitoram e acompanham os animais. 

Além disso, as máquinas que usam IA ainda conseguem proporcionar uma melhor rastreabilidade de dados para os produtores, fazendo com que todo o sistema se torne mais eficiente. Isto traz uma melhor qualidade de vida para os animais e colabora para que haja menos desperdício e perda financeira na produção.

5. Inteligência de dados para prevenir doenças de animais domésticos

(Fonte: Freepik)(Fonte: Freepik)

Mas a tecnologia está à disposição não apenas para os grandes produtores. A inteligência de dados já está disponível para melhorar a saúde dos pets domésticos. Já existem no Brasil soluções tecnológicas que registram as atividades de um cachorro ou gato durante 24 horas por dia, sinalizando qualquer alteração pelo celular - para o tutor e o veterinário.

E pasme: já há tecnologias surgindo que oferecem uma espécie de "pet commerce". Ou seja, um dispositivo que mapeia a reação e o comportamento do seu animalzinho quando ele se depara com algum produto em uma tela, por exemplo. Assim, você consegue ter uma noção melhor se o seu cão gostou daquele item (um brinquedo, por exemplo) e sabe se aquilo que vai agradá-lo antes de comprar. Não é magia, é tecnologia!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: