Tipos de diabetes: saiba quais são e como prevenir

20/04/2022 às 12:002 min de leitura

Você sabia que existem vários tipos de diabetes? De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 13 milhões de brasileiros sofrem com essa condição, que surge quando a glicose, o açúcar do sangue, está muito alta.

A glicose é a principal fonte de energia para o corpo humano. Nós a obtemos por meio dos alimentos que ingerimos. Já a insulina, produzida pelo pâncreas é um hormônio que tem a função de ajudar a glicose dos alimentos a entrar nas células para fornecer energia.

Porém, quando o corpo não produz insulina em quantidade adequada, ou não a usa bem, a glicose pode ficar no sangue sem chegar até as células. Devido ao aumento dos níveis desse açúcar na corrente sanguínea uma série de problemas de saúde podem surgir, sendo o diabetes o principal deles.

(Fonte: Shutterstock/ Reprodução)(Fonte: Shutterstock/ Reprodução)

Quais são os tipos de diabetes?

São três os tipos de diabetes mais comuns: o tipo 1, tipo 2 e o diabetes gestacional. Veja mais detalhes sobre eles abaixo.

Diabetes tipo 1

No tipo 1 o corpo humano não produz insulina. Aqui, o sistema imunológico ataca e destrói as células do pâncreas que fabricam o hormônio. 

Em boa parte dos casos o diagnóstico acontece ainda durante a infância ou em adultos jovens. No entanto, pode aparecer em qualquer fase da vida. Pessoas com esse tipo de diabetes precisam tomar insulina diariamente para que o corpo permaneça funcionando.

Diabetes tipo 2

Com o tipo 2 o corpo da pessoa pode tanto não usar bem a insulina quanto não produzi-la. É possível ter diabetes tipo 2 em qualquer fase da vida. Contudo, essa condição surge com mais frequência em pessoas de meia-idade ou idosas. Além disso, esse é o tipo mais comum de diabetes.

(Fonte: Shutterstock/ Reprodução)(Fonte: Shutterstock/ Reprodução)

Diabetes gestacional

Algumas mulheres podem apresentar um quadro de diabetes gestacional quando engravidam. Na extensa maioria dos casos, o problema tende a desaparecer quando o bebê nasce. 

A principal causa da doença é o aumento dos níveis de hormônios ligados à gravidez que apresentam taxas de resistência à insulina na pessoa grávida.

É interessante observar que quem tem diabetes gestacional, tem mais chances de desenvolver um quadro de diabetes tipo 2 mais tarde.

Outros tipos de diabetes

Alguns tipos menos comuns dessa doença são o diabetes relacionado à fibrose cística e o diabetes monogênico, uma forma hereditária da doença.

Também temos o pré-diabetes, considerado um estágio anterior ao diabetes tipo 2. A principal característica da condição são níveis mais altos de açúcar no sangue, porém, não tão altos a ponto de confirmarem um diagnóstico com diabetes tipo 2.

Como prevenir?

Existem tratamentos para lidar de forma eficiente com essa doença, a exemplo das injeções de insulina

Porém, se a pessoa não se cuidar seguindo as recomendações médicas ela pode ter uma série de complicações, como danos nos nervos, estreitamento das artérias, colesterol alto, pressão alta, problemas cardiovasculares, danos nos pés, infecções na pele e até cegueira.

(Fonte: Shutterstock/ Reprodução)(Fonte: Shutterstock/ Reprodução)

Por outro lado, é possível prevenir os principais tipos de diabetes adotando alguns bons hábitos, tais como, ter uma dieta saudável, parar de fumar, praticar exercícios regularmente, cuidar do peso, evitar o consumo de álcool e, claro, manter a rotina de visitas ao médico sempre em dia! 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: