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Os 6 melhores frutos do mar para quem tem diabetes

A diabetes tipo 2 é constantemente lembrada como uma doença causadora de problemas de açúcar, entretanto a resistência à insulina é outro fator que precisa ser levado em consideração. Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), indivíduos com diabetes tipo 2 possuem o dobro de chances de desenvolver doenças cardíacas do que as demais pessoas.

Por isso, é essencial sempre buscar uma dieta e um estilo de vida saudável para o coração. Conheça seis pratos feitos de frutos do mar perfeitos para quem é diabético e está em busca de uma alimentação equilibrada!

1. Salmão

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

O salmão é uma excelente opção para quem tem diabetes tipo 2 por ser uma grande fonte de Ácidos gordurosos de ômega 3 — um tipo de gordura “saudável” que ajuda a reduzir as complicações da diabetes.

Segundo pesquisadores, comer pelo menos duas porções desse peixe por semana está associado a um menor risco de ataque cardíaco, derrame e morte entre pessoas com doenças cardíacas.

2. Tilápia

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

A tilápia é um peixe pouco calórico e bastante apreciado pelos brasileiros. Um pequeno filé cozido no vapor costuma ter 137 calorias e 28,5 gramas de proteína, além de ser extremamente fácil de preparar. 

Por fim, a tilápia é um peixe rico em proteínas com sabor suave e bastante fácil de se encontrar nos mercados.

3. Bacalhau

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Assim como a tilápia, o bacalhau é outro peixe branco pouco calórico e com índices proteicos altíssimos. Em médica, cada filé pesa possui 148 calorias e 32,6 gramas de proteína, junto de uma quantidade razoável de ômega 3. 

Ao contrário dos outros peixes da lista, o bacalhau possui um sabor mais forte e marcante e deve ser preparado na grelha ou através de outros métodos mais "agressivos".

4. Camarão

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Uma boa notícia para os amantes de camarão é que este é um fruto do mar também bastante viável. Cada 110 gramas de camarão contêm apenas 120 calorias e 23 gramas de proteína.

Por outro lado, ele também possui uma quantidade um pouco alta de colesterol em sua composição. Dessa forma, quem busca fugir do colesterol alto talvez queira buscar por outras opções.

5. Lagosta

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Iguarias como as lagostas e os caranguejos não costumam ser baratas e, portanto, podem ser um pouco mais difíceis de entrar na dieta de um diabético. Entretanto, esses mariscos são naturalmente baixos em gordura e calorias.

Ao invés de cozinhá-los na manteiga, tente incorporar esses frutos do mar em refeições à base de vegetais, como saladas e refogados com uma variedade de vegetais coloridos.

6. Atum enlatado

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Para quem deseja poupar um dinheirinho, derivados de frutos do mar como o atum enlatado são opções acessíveis para você manter em sua despensa. Escolha peixes enlatados em água em vez dos embalados em óleo para reduzir calorias e gordura.

Essa é uma saída fácil para tentar incluir duas ou três porções de peixes em sua dieta semanal sem quebrar as finanças. 

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