Mais soldados de terracota são encontrados em sítio arqueológico na China

17/05/2025 às 03:252 min de leituraAtualizado em 17/05/2025 às 03:25

Os Guerreiros de Terracota, o vasto exército de esculturas em tamanho real descoberto em 1974 em Xian, na China, acaba de receber um importante reforço. Segundo o jornal estatal China Daily, pelo menos três guerreiros e três cavalos feitos com a argila marrom-avermelhada, além de duas carruagens, foram desenterrados.

As peças foram descobertas no poço número 2, que abriga unidades de infantaria e cavalaria, próximo ao Mausoléu do Primeiro Imperador Qin, na província de Shaanxi, o túmulo subterrâneo que faz parte do complexo de 56 quilômetros quadrados declarado como Patrimônio Mundial da UNESCO em 1987.

Em 2024, foi comemorado o cinquentenário da descoberta (acidental) desse impressionante sítio arqueológico, descoberto em 29 de março de 1974, por agricultores locais, que se depararam com uma cabeça de terracota esculpida enquanto cavavam um poço.

Quantos são os guerreiros de terracota?

Entre os soldados, foi descoberto pela primeira vez um oficial de alta patente. (Fonte:Getty Images/Reprodução)
Entre os soldados, foi descoberto pela primeira vez um oficial de alta patente. (Fonte:Getty Images/Reprodução)

Entre as novas descobertas, os pesquisadores descobriram o que acreditam ser uma estátua em terracota de um oficial militar de alta patente, a primeira desse tipo já encontrada no sítio.

Falando ao Global Times, o chefe do projeto de escavação no poço nº 2, Zhu Sihong, afirmou que, "Com base em sua localização, acreditamos que essa figura era provavelmente o comandante militar de mais alto escalão desta unidade".

O diretor do Museu do Mausoléu do Imperador Qin Shi Huang, Li Gang, fez uma estimativa do número atual de guerreiros de terracota desenterrados. "Cerca de seis mil figuras de terracota e cavalos foram desenterrados do poço nº 1 e, com os poços nº 2 e nº 3 incluídos, espera-se que o úmero total se aproxime de oito mil", afirmou o executivo ao Global Times.

O fabuloso exército do Imperador Qin

x
Cada soldado do exército de terracota foi esculpido individualmente. (Fonte: Getty Images/Reprodução).

O poço número 2, onde as peças foram encontradas, fica a poucos passos do mausoléu real de Qin Shi Huang. Embora não se saiba o motivo do enterro em massa das estátuas dos guerreiros, especula-se que seja uma tentativa simbólica de proteger o imperador em sua vida após a morte.

O que mais chama a atenção nessa notável coleção é que, apesar de os artesãos terem usado moldes para criar partes do corpo, como braços, pernas e cabeças, cada soldado foi esculpido individualmente. Ou seja, os artesãos detalharam manualmente os rostos, os cabelos, as roupas e as expressões faciais individualmente.

O período retratado nas peças de cerâmica representa a primeira unificação dos inúmeros estados em guerra na China no ano 221 a.C. Parece que Qin Shi Huang se orgulhava imensamente das suas conquistas e decidiu deixar uma obra para impressionar a posteridade sobre o seu poder e sucesso como imperador. E conseguiu.

 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos

Pesquisas anteriores: