
Estilo de vida
17/05/2025 às 03:25•2 min de leituraAtualizado em 17/05/2025 às 03:25
Imagine essa situação: você está no meio da viagem internacional dos seus sonhos. Do nada, se dá conta de algo terrível: seu passaporte simplesmente sumiu. Pode ser que ele tenha sido roubado, mas você não faz ideia do que aconteceu.
O panorama em vista é de muito estresse até resolver esse problema. Mas isso talvez possa ter sido evitado com uma atitude simples – um cuidado extra com o lugar onde você o armazena.
Se isso tudo parecer exagerado, vale lembrar que mais de 300 mil americanos têm seu passaporte desaparecido ou roubado todos os anos, de acordo com o Departamento de Estado dos Estados Unidos.
A boa notícia é que dá para evitar esse problema, e se planejar direitinho para organizar melhor os seus itens de viagem – especialmente o seu passaporte. Para saber como fazer isso, os especialistas dão algumas dicas.
De acordo com esses profissionais, o pior lugar, disparado, para você carregar o seu passaporte é no bolso traseiro de sua calça. E a razão é simples: é onde ele ficará mais acessível para os chamados batedores de carteira.
De acordo com um relatório da Quotezone de 2024, esses ladrões são ainda muito comuns na Europa. A pesquisa revelou que cinco dos principais destinos turísticos nos 10 países europeus mais visitados possuem altos índices de furtos.
A liderança nesse ranking é da Itália, com 478 incidentes relatados por milhão de visitantes, de acordo com o relatório. A França veio em seguida com 251 furtos, enquanto a Espanha e a Alemanha empataram com 111 menções por milhão de visitantes.
Conforme explica Katy Nastro, especialista em viagens, os passaportes são fáceis alvos para roubos. “Mantê-lo em uma bolsa à vista de todos nunca é a melhor jogada”, ela explica. Os furtos podem acontecer de forma discreta ou mais ostensiva.
Para ela, o melhor lugar para guardar o seu passaporte é dentro de um cofre de hotel. É preciso apenas se certificar se o cofre está funcionando corretamente. Se a fechadura não estiver segura, peça auxílio para a equipe do hotel.
Mas os cofres também não são infalíveis, e em algumas partes do mundo será preciso carregar sempre o passaporte com você. Então dá para usar outras estratégias. Uma delas é guardá-lo em um bolso interno ou uma bolsa pequena que se conecte à sua bolsa principal para maior segurança. “Algumas pessoas chegam até a usar porta-dinheiro que você usa por baixo das roupas”, pontua Nastro.
Para aprimorar ainda mais sua segurança, há ainda mais dicas, como usar um cadeado TSA, que é super seguro. É possível ainda fazer uma impressão do seu passaporte para tê-lo sempre em mãos, enquanto o original fica guardado.
Por fim, dá para tentar colocar um dispositivo de rastreamento, como um Apple Air Tag, que vai fazer você sempre localizá-lo rapidamente se ele estiver perdido. O importante é fazer tudo o que é preciso para que suas esperadas férias não sejam arruinadas.