Os 6 passaportes mais influentes do mundo em 2024

12/01/2024 às 11:003 min de leitura

Com o mundo cada vez mais globalizado, viajar para fora do seu país de origem tornou-se algo um tanto quanto mais acessível para muitas pessoas. Contudo, engana-se quem pensa que basta ter um passaporte em mãos para ir para qualquer lugar. Embora esse seja um direito de cidadãos de todas as partes do mundo, existem passaportes que te levarão a mais lugares do que outros.

Para 2024, por exemplo, o topo da lista dos melhores passaportes do mundo conta com seis nacionalidades diferentes, que dão ao seu povo o direito de entrar em 194 países diferentes sem a necessidade de um visto prévio. Conheça as nações que aparecem no topo da lista criada pela Autoridade Internacional de Transporte Aéreo (IATA), que inclui 199 passaportes diferentes e 277 destinos de viagens possíveis!

6. Austrália, República Tcheca, Nova Zelândia e Polônia

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Em sexto lugar na lista de melhores passaportes do mundo estão quatro países: Austrália, República Tcheca, Nova Zelândia e Polônia. Ao todo, os detentores desses documentos podem visitar 189 destinos sem a necessidade de obter um visto prévio.

Curiosamente, a Austrália deve cair no ranking ainda em abril de 2024, uma vez que o governo brasileiro anunciou a política de reciprocidade para países que exigem visto de brasileiros durante essa época do ano.

5. Grécia, Malta e Suíça

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Em quinto lugar no ranking, Grécia, Malta e Suíça são outras nações com um excelente passaporte para seus habitantes e descendentes. Conforme mostram os dados, são 190 países que permitem a entrada de pessoas com esses passaportes sem necessidade de visto.

Embora seja um país reconhecido por suas habilidades diplomáticas, os suíços ainda precisam de visto para entrar em países como China, Nigéria, Argélia, Sudão e Mali

4. Bélgica, Luxemburgo, Noruega, Portugal e Reino Unido

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Na quarta posição, cinco países têm portas abertas para seus passaportes: Bélgica, Luxemburgo, Noruega, Portugal e Reino Unido. Os portugueses precisam de visto para viajar para países como China, Camarões e Paquistão, mas também precisam passar por entrevistas ao chegar na Rússia, Índia e em Cuba.

Já para os britânicos, são exigidos visto prévio na Rússia, Egito, Irã e em diversos outros países. Mesmo assim, os membros dessa posição podem viajar para 191 destinos sem grandes preocupações.

3. Áustria, Dinamarca, Irlanda e Países Baixos

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Com uma possibilidade a mais de destinos do que o quarto lugar, Áustria, Dinamarca, Irlanda e Países Baixos possuem passaportes com autorização para entrar em 192 países sem visto — o que lhes confere a terceira posição nesse ranking. Os austríacos, por exemplo, só necessitam de visto para 21 países no mundo, incluindo China, Iémen, Myanmar, Afeganistão e Mali.

Ao contrário dos seus vizinhos britânicos, os irlandeses não necessitam de visto prévio para ir até a Rússia ou Egito, mas também precisam passar por entrevistas ao ir até a China ou Coreia do Norte. 

2. Finlândia, Coreia do Sul e Suécia

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Com 193 destinos possíveis para visitar sem precisar tirar visto, os passaportes finlandês, sul-coreano e sueco são considerados os vice-campeões no ranking de melhores passaportes do mundo. Inclusive, os três países aparecem na seleta lista de nações que não necessitam de visto para entrar nos Estados Unidos.

Considerando o histórico hostil entre as nações, é de se imaginar que os habitantes da Coreia do Sul não tenham facilidade para entrar em países como China e Coreia do Norte. Mesmo assim, o que não falta são lugares para visitar.

1. França, Alemanha, Itália, Espanha, Japão e Singapura

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Em primeiríssimo lugar do ranking estão seis países: quatro membros da União Europeia (Itália, França, Alemanha e Espanha) e dois países asiáticos (Singapura e Japão). Ao todo, são 194 destinos possíveis sem necessidade de visto prévio para os detentores desses seis passaportes.

Embora exista uma tendência à maior liberdade de viagem no ranking nos últimos 19 anos, segundo o presidente da Henley & Partners, Christian Kaelin, a lacuna de mobilidade global entre aqueles que estão nos primeiros e últimos lugares têm se tornado cada vez maior. Portanto, essas seis nações são as grandes vitoriosas nesse sentido.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: