Ciência
10/10/2023 às 12:00•2 min de leitura
No último dia 30 de setembro, o Japão entrou para a lista de países que não exigem mais um visto de entrada para brasileiros, bastando apresentar o seu passaporte para visitar a Terra do Sol Nascente em viagens que não ultrapassem o total de 90 dias.
Com isso em mente, lançamos uma pergunta no ar: você sabe quais são os países que não exigem a emissão de um visto para a sua viagem e aqueles nos quais ele é obrigatório? Se esse questionamento já passou pela sua cabeça, confira as respostas nas linhas a seguir.
Visto ainda é uma exigência nos Estados Unidos.
Os Estados Unidos ainda permanecem na lista de países que exigem a emissão de um visto para brasileiros. Para iniciar o processo de emissão do documento, é preciso informar dados como seu nome completo, estado civil, tempo que planeja permanecer no país e o motivo da viagem.
Uma vez preenchidos os dados em um formulário conhecido como DS160, o interessado será convocado para uma entrevista a fim de confirmar as informações indicadas no documento.
É preciso um visto para conhecer o Canadá.
Da mesma forma como em outros países, aqui é preciso optar pelo tipo de visto pelo que deseja, já que há tipos diferentes de documentos, cada um com suas qualidades e defeitos.
Além disso, já no processo de avaliação é preciso indicar os motivos de sua viagem até o país.
Você não vai ver as pirâmides se não tiver um visto de permanência no Egito.
Outro país que também exige a emissão de um visto de entrada para estrangeiros é o Egito. Porém, ele é um dos poucos que oferece a opção de conseguir o documento no aeroporto do Cairo, bastando apresentar seus documentos e a carteirinha de vacinação (especialmente para vacina contra a febre-amarela).
Brasileiros podem entrar na Argentina apenas com o RG.
O país dos nossos "hermanos" é um dos que mais facilita o acesso de turistas brasileiros, bastando apresentar o RG ao chegar no aeroporto para garantir o direito de viajar livremente pela Argentina.
Visitar Portugal é um processo bem fácil para brasileiros.
A relação do Brasil com Portugal começou ainda na época das grandes navegações e por conta desse histórico a entrada de brasileiros na nação é uma das mais tranquilas. O Tratado de Schengen joga por terra a exigência de um visto, desde que a viagem não ultrapasse 90 dias.
Você pode entrar no Caribe sem ter um visto.
Caso queira um destino mais voltado para a exploração de belezas naturais sem a necessidade de um visto, basta viajar para o Caribe, onde apenas o passaporte já é o bastante para garantir a entrada no país.
Com tantas nações no mundo, fica difícil tentar descobrir sem nenhum tipo de ajuda quais países precisam de visto e aqueles em que de fato isso não é uma exigência.
Caso esteja curioso para levantar essa informação, a plataforma Passport Index é perfeita para ajudar nessa tarefa, já que reúne a situação atual de cada um dos países.
A página em questão exibe alguns indicadores de cores assim que você acessar seu conteúdo, mostrando que os países pintados em verde não precisam de visto, vermelho são os que exigem visto com antecedência e o azul são os países que emitem o documento na entrada.