Seja o primeiro a compartilhar

As pirâmides do Egito existem há quanto tempo?

Mais antigas do que muitas estruturas famosas ao redor do mundo, como o Coliseu, construído entre 72 d.C. e 80 d.C., ou mesmo a Grande Muralha da China (de 220 a.C.), as pirâmides do Egito deixaram um grande legado cultural. Erguidas num período em que a civilização que habitava a região inserida no Crescente Fértil vivenciava um período de esplendor, pode-se dizer que essas obras refletem muito da complexidade que envolvia a vida desses antigos povos.

Além do desenvolvimento de um sistema de escrita, foi expressivo o avanço nos campos das ciências e da engenharia. Prova disso é que as pirâmides são muito mais do que locais pensados para abrigar o corpo dos faraós após a morte. No seu interior, podem ser encontradas galerias, isso sem falar em espaços que nunca foram explorados e ainda permanecem como um mistério, dada a vasta presença de passagens e salas escondidas.

Pirâmide de Djoser. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Pirâmide de Djoser. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

As primeiras pirâmides do Egito

A pirâmide de Djoser, conhecida também como a pirâmide de degraus, está localizada na cidade de Mênfis, capital do antigo império. Ela foi construída entre os anos de 2667 a.C. e 2648 a.C., na terceira dinastia, por um homem chamado Imhotep, conforme apontam registros de período. E apesar de não ter dimensões comparáveis às Pirâmides de Gizé, possui um grande valor histórico.

Isso porque, além de ser considerada a primeira pirâmide erguida no Egito, ainda é tida como uma das primeiras construções monumentais feitas de pedra no mundo. Composta por seis degraus que alcançam, juntos, os 62 metros de altura, ela já passou por um processo de restauração a partir de 2006, visando evitar seu iminente colapso, e ao mesmo tempo, possibilitar que fosse reaberta para visitação.

Pirâmide Curvada. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Pirâmide Curvada. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

A partir da Pirâmide de Djoser, outras ganharam vida. Quando Seneferu estava no poder (2575 a.C.–2551 a.C.), foram construídas as primeiras que apresentaram lados planos: a Pirâmide Curvada e a Vermelha. A primeira não foi tão bem-sucedida, e teve seu ângulo de inclinação alterado durante a construção para evitar o desmoronamento.

Por estar insatisfeito com o resultado, o faraó Seneferu teria ordenado a construção da pirâmide Vermelha em local próximo. Hoje, ela é considerada como a terceira maior pirâmide do Egito.

Pirâmide Vermelha. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Pirâmide Vermelha. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Mistérios envolvendo as Pirâmides

As pirâmides de Gizé, por sua vez, são um espetáculo à parte. É no centro delas que pode ser encontrada a Pirâmide de Quéops, que remete ao faraó de mesmo nome, que liderou entre 2551 a.C. e 2528 a.C. Além de ser a mais alta entre as três, abriga uma sala importante, chamada de Câmara do Rei. Teria sido esse o local escolhido para o corpo do faraó repousar.

Mas apesar de ter sido alvo de várias investigações, nem tudo sobre essa antiga construção foi revelado. Em 2017, pesquisadores identificaram um espaço vazio logo acima da grande galeria, a área que dá acesso à tumba do faraó. Com cerca de 30 metros de comprimento e 6 metros de altura, o espaço permanece sendo uma incógnita.

Pirâmides de Gizé, localizadas em Cairo. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Pirâmides de Gizé, localizadas em Cairo. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

As pirâmides e seus significados

Em suma, as pirâmides do Egito possuem mais 4500 anos de existência, e ao todo, são mais de cem. E a verdade é que mesmo depois de todo esse tempo, ainda não é possível apontar com precisão todos os motivos que teriam motivado a construção delas. Simbolicamente, elas representam o poder do faraó, mas especula-se que elas também teriam sido uma solução adotada para evitar a ação de ladrões de tumbas.

Ao considerar o aspecto religioso, por outro lado, as pirâmides ganham um papel bastante especial, uma vez que essas grandes construções estabeleceriam uma ligação entre a Terra e o céu, sendo as responsáveis por conduzir o rei dos homens até o seu destino final.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.