Abelhas-rainhas podem sobreviver alguns dias submersas, revela estudo

24/04/2024 às 12:002 min de leituraAtualizado em 24/04/2024 às 12:00

Normalmente, insetos não costumam se dar muito bem com água, algo que inclusive pode ser fatal para estes animais. Porém, um erro experimental levou um grupo de cientistas a descobrir que, no caso das abelhas-rainhas, essa combinação não é tão perigosa.

Em um estudo divulgado na revista científica Biology Letters, cientistas da Universidade de Guelph, no Canadá, estavam analisando resíduos de pesticidas no solo e como isso afetava as abelhas-rainhas. Porém, em algum momento do experimento os tubos em que as abelhas estavam acumulou um pouco de água.

Por conta de sua estrutura, abelhas comuns não se dão bem em ambientes aquáticos. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
Por conta de sua estrutura, abelhas e outros insetos não se dão bem em ambientes aquáticos. (Fonte: Getty Images / Reprodução)

Foi então que o time percebeu algo que, até então, não era de conhecimento de nenhum dos pesquisadores: as abelhas-rainha sobreviveram ao período em contato com a água.

"Isso aconteceu em uma proporção pequena, mas eu não queria perder essas abelhas. Venho estudando abelhas há bastante tempo. Falei com algumas pessoas sobre o que aconteceu e ninguém nunca soube que isso era possível", explicou Sabrina Rondeau, autora do artigo que compilou as informações do estudo, ao site AFP.

Ampliando o desafio

Após o primeiro choque, os cientistas começaram a observar como os insetos reagiriam em outras condições. Para isso, pegaram 143 abelhas-rainha de espécies comuns no leste da América do Norte e as dividiram em três grupos. Um ficaria apenas sobre uma área para imitar o solo, outro flutuando sobre a água e o último totalmente submerso.

O período de exposição nos tubos também variou entre 8 horas, 24 horas ou sete dias para os três grupos. Após esse tempo, elas foram transferidas para outros tubos com apenas amostra de solo e depois mantidas em condições geladas por oito semanas, simulando o período de hibernação ao qual as abelhas-rainha passam no inverno.

Esquema da experiência feita pelos pesquisadoras para comprovar que abelhas-rainha podem sobreviver após alguns dias submersas. (Fonte: IFLScience/Reprodução)
Esquema da experiência feita pelos pesquisadores para comprovar que abelhas-rainha podem sobreviver após alguns dias submersas. (Fonte: IFLScience / Reprodução)

Passado esse período, os cientistas perceberam que 81% das abelhas que foram submersas totalmente sobreviveram ao experimento, despertando posteriormente para realizar suas atividades.

Com isso, os pesquisadores obtiveram uma nova prova da resistência desses insetos às variações climáticas. Vale lembrar que, na natureza, as abelhas-rainha costumam hibernar durante o inverno em buracos geralmente cavados em barrancos. Como a água da chuva é geralmente drenada pela terra, ficar submersa por alguns dias não seria um problema fatal para elas.