Ciência
26/05/2023 às 10:18•2 min de leitura
Sobretudo para quem sofre com alergias, lidar com abelhas pode ser um verdadeiro sofrimento — sem contar o constante terror psicológico causado pelo medo de ser picado. No entanto, por mais incômodo que esses animais possam soar para nós, seres humanos, sua existência em nosso planeta é algo comprovadamente fundamental.
As abelhas não apenas são animais incríveis pela forma formidável como vivem em sociedade, mas elas também são importantes e benéficas para a humanidade e para o meio ambiente. Quer saber mais sobre como elas contribuem para o mundo que conhecemos atualmente? Veja só essa lista com seis motivos do porquê não podemos viver sem elas!
(Fonte: GettyImages)
Um dos grandes motivos para as abelhas serem tão benéficas para a Terra é por conta dos serviços que elas prestam de polinização, ajudando a fornecer alimentos na forma de frutas, bagas, nozes e até mesmo sementes. Inclusive, muitos alimentos que fazem parte da nossa dieta não existiriam mais sem toda essa função exercida pelas abelhas e outros polinizadores.
Além disso, existem estudos que mostram uma ligação direta entre a polinização e a saúde humana, uma vez que as abelhas não apenas polinizam culturas alimentares, mas também melhoram o valor nutricional das culturas polinizadas.
(Fonte: GettyImages)
Os seres humanos não são os únicos beneficiados pela polinização feita pelas abelhas. Outros animais, sobretudo os pássaros, também consomem alimentos "tratados" por esses insetos. Em alguns casos, até mesmo animais domesticados podem acabar se aproveitando dessa polinização.
Portanto, as abelhas desempenham um papel vital em toda a cadeia alimentar na natureza — sem contar que ainda fazem parte da dieta de alguns predadores espalhados por aí.
(Fonte: GettyImages)
Os humanos até tentaram quantificar a contribuição das abelhas para a indústria de cultivo de alimentos no passado. No entanto, obter esse tipo de dado é bastante difícil. Em 2009, o valor das culturas diretamente dependentes da polinização por insetos foi estimada em US$ 15,2 bilhões, sendo a maior parte desse valor atribuído às abelhas.
Em conjunto com a polinização, a indústria da apicultura fornece renda para diversos trabalhadores e suas famílias por meio da venda de bens e serviços. Logo, saber exatamente o quanto as abelhas ajudam na subsistência de seres humanos ao redor do mundo é basicamente impossível, mas relevante.
(Fonte: GettyImages)
Um fato interessante sobre as abelhas — e aqui também incluímos vespas — é que apenas sua existência é o suficiente para salvar a vida de diversos animais selvagens na África, uma vez que afasta os seres humanos e contribui para a diminuição da caça predatória.
Além disso, estudos mostram que esses insetos podem ser treinados para farejar minas terrestres e explosivos, ajudando na detecção de bombas em regiões tragicamente afetadas por esse tipo de ameaça.
(Fonte: GettyImages)
As abelhas, atualmente, inspiram projetos científicos e de engenharia no mundo todo, como o uso de hexágonos para construções. Estudos feitos sobre as abelhas produtoras de mel já foram responsáveis por gerar uma enorme quantidade de pesquisas científicas e tudo indica que os avanços não devem parar por aí.
Entre todos os seres vivos existentes no mundo, as abelhas provavelmente são as mais estudadas depois dos próprios seres humanos.
(Fonte: GettyImages)
Para finalizar a lista, as abelhas são importantes para o mundo por um motivo extremamente simples: porque elas são uma espécie com direito à existência e que fazem parte da biodiversidade da Terra. Logo, assim como qualquer outro animal que conhecemos, elas merecem viver e ter seu espaço na natureza.
No fim das contas, todas as criaturas no planeta desempenham funções importantes na teia da vida de uma maneira muito específica, e preservá-las é o nosso dever.