Única perereca polinizadora do mundo é brasileira

19/04/2023 às 06:302 min de leitura

A perereca-comedora-de-frutas (Xenohyla truncata) é uma pequena espécie encontrada apenas em áreas de restinga do Rio de Janeiro. Para investigar os hábitos da espécie, cientistas brasileiros de várias universidades monitoraram a perereca consumindo diferentes partes da planta, incluindo flores maiores, e acabaram fazendo uma descoberta inesperada.

Embora a maioria dos anfíbios seja carnívora, essa perereca é capaz de se alimentar de plantas, incluindo frutas e pétalas. “Quando a flor a ser ingerida é pequena, a perereca a abocanha por inteiro. Porém, quando é grande, o animal penetra na flor, se alimenta do néctar e sai sujo de pólen”, explica o veterinário Henrique Nogueira, um dos autores da pesquisa.

Os pesquisadores acreditam que as pererecas-comedoras-de-frutas ingerem néctar durante a época reprodutiva para aumentar a sua capacidade energética. Após se alimentarem, acabaram realizando a polinização sem querer, ao saírem com grãos de pólen aderidos ao dorso. Esse é o único caso conhecido no mundo de perereca capaz de polinizar plantas.

Risco de extinção

Ao ingerir néctar das flores, as pererecas polinizam plantas de forma acidental.(Fonte: UENF/Henrique Nogueira/Divulgação)Ao ingerir néctar das flores, as pererecas polinizam plantas de forma acidental.(Fonte: UENF/Henrique Nogueira/Divulgação)

O objetivo inicial da pesquisa científica era monitoras as espécies de anfíbios que visitam flores. A maioria desses animais entram nas plantas em busca de insetos. A perereca-comedora-de-frutas foi avistada dentro de uma bromélia, em uma área de restinga onde estava sendo construído um condomínio.

O animal é classificado como vulnerável pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), justamente pela expansão imobiliária. A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) também classifica a perereca como “quase ameaçada de extinção”.

“Se esse animal for extinto, além da perda da espécie, a gente também vai perder um anfíbio que desempenha uma função única. A gente estará perdendo talvez o único anfíbio capaz de realizar a polinização”, ressalta Nogueira.

Características da perereca-comedora-de-frutas

As bromélias oferecem alimento e proteção para a perereca-comedora-de-frutas. (Fonte: UENF/Henrique Nogueira/Reprodução)As bromélias oferecem alimento e proteção para a perereca-comedora-de-frutas. (Fonte: UENF/Henrique Nogueira/Reprodução)

Em todo o mundo, a perereca-comedora-de-frutas vive apenas em uma área de Mata Atlântica que compreende o litoral fluminense, entre a divisa de São Paulo até o município de Rio das Ostras. O animal tem apenas cinco centímetros e passa a maior parte do tempo dentro das bromélias. Além de alimento, a planta também oferece proteção para o anfíbio.

Esses animais se reproduzem em poças de águas, formadas esporadicamente. As pererecas são consideradas onívoras, com uma dieta que inclui insetos além dos vegetais. Elas costumam se alimentar de noite.