Espécie de perereca que coloca ovos em árvores é descoberta em Nova Guiné

14/04/2023 às 08:002 min de leitura

Cientistas descobriram cinco novas espécies de pererecas na ilha de Papua-Nova Guiné. Os anfíbios apresentam características únicas de reprodução, com algumas utilizando árvores e rochas para depositar ovos em vez de colocá-los diretamente na água. Essa estratégia pode ter evoluído para proteger os girinos de predadores na água.

Os animais recém-descobertos são do gênero Litoria, um grupo conhecido como pererecas-de-árvore, que são encontradas em grande parte da Australásia, incluindo Austrália, Nova Guiné, Indonésia e Ilhas do Pacífico. As espécies possuem adaptações morfológicas para viver em árvores, incluindo discos adesivos nas pontas dos dedos.

“A Nova Guiné tem mais espécies de sapos do que qualquer outra ilha do mundo e a maioria não é encontrada em nenhum outro lugar”, afirmou o dr. Steve Richards, autor principal da pesquisa. A Melanésia, onde fica Nova Guiné, tem mais de 7% das espécies conhecidas de sapos do mundo e mais de 97% das espécies endêmicas.

Quais são as novas espécies de pererecas?

Todas as cinco novas espécies de pererecas vivem em florestas montanhosas úmidas, localizadas na cordilheira central de Nova Guiné. Embora pertençam ao mesmo gênero, cada uma tem história e características próprias.

1. Litoria daraiensis

Pesquisa científica que descobriu novas espécies durou 30 anos. (Fonte: Steven Richards/Reprodução)Pesquisa científica que descobriu novas espécies durou 30 anos. (Fonte: Steven Richards/Reprodução)

Conhecida como perereca-do-planalto-de-darai, único local onde é encontrada, tem uma cor marfim pálido com manchas e manchas verdes nas costas. Suas mãos e pés são translúcidos, com densas manchas marrons e pequenas manchas verdes.

2. Litoria gracilis

Em latim, gracilis significa graciosa. (Fonte: Steven Richards/Reprodução)Em latim, gracilis significa graciosa. (Fonte: Steven Richards/Reprodução)

O nome gracilis é uma referência à forma esbelta. Esta perereca é marrom claro e cremosa, com pequenas manchas verdes e manchas de marrom mais escuro. Ela também apresenta uma virilha amarela brilhante. Ela é encontrada em vários locais ao longo do sopé sul da Cordilheira Central de Papua-Nova Guiné.

3. Litoria haematogaster

Nome científico da rã tem origem nas palavras gregas haema (sangue) e 'gaster (barriga). (Fonte: Steven Richards/Reprodução)Nome científico da rã tem origem nas palavras gregas haema (sangue) e 'gaster (barriga). (Fonte: Steven Richards/Reprodução)

A perereca de barriga vermelha é uma espécie relativamente grande, podendo chegar a cerca de 10 centímetros de comprimento. Elas possuem uma pele lisa e coloração verde-oliva nas costas, com manchas marrons ou cinzas espalhadas pelo corpo. Como o nome sugere, a parte inferior do corpo é vermelha brilhante ou laranja, que pode variar em intensidade.

4. Litoria lisae

Pesquisador batizou a perereca com nome da esposa Lisa Capon em agradecimento pela suporte na pesquisa. (Fonte: Steven Richards/Reprodução)Pesquisador batizou a perereca com nome da esposa Lisa Capon em agradecimento pela suporte na pesquisa. (Fonte: Steven Richards/Reprodução)

Caracterizada por sua cor predominantemente verde-limão, a Litoria lisae tem manchas amareladas e verdes no dorso e uma linha branca entre as patas anteriores e posteriores. Na borda da garganta, a rã apresenta uma faixa marrom-clara. A espécie foi encontrada em florestas de baixa altitude em locais ricos em calcário.

5. Litoria naispela

Espécie também é conhecida como perereca de buraco de árvore da montanha da cratera. (Fonte: Steven Richards/Reprodução)Espécie também é conhecida como perereca de buraco de árvore da montanha da cratera. (Fonte: Steven Richards/Reprodução)

A espécie tem uma coloração geral verde, com manchas verdes-escuras e pequenas áreas de branco ciano. A rã tem o desenho de um “Y” entre os olhos em verde escuro, além de uma mancha redonda na pálpebra e barras irregulares nos membros posteriores. Quando jovem, a rã tem uma cor predominantemente marrom que permite a camuflagem em fezes de aves.


NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: