Conheça o Pantheon, o site que mapeia a popularidade de personalidades do mundo todo

15/10/2023 às 13:002 min de leitura

Ao longo dos anos, diversos "personagens" moldaram o tempo e escreveram seus nomes para sempre na história humana. Sejam personalidades políticas, generais de guerra, atletas de alto rendimento, astros do cinema, musicistas internacionais ou apresentadores de televisão, certas pessoas atingem níveis de popularidade que extrapolam uma única geração.

Então, como determinar quem é a pessoa mais famosa da história ou pelo menos de seu país? Em uma tentativa de mensurar esses números, o site Pantheon surgiu com o objetivo de atuar como um observatório de memória coletiva focado em biografias com presença em pelo menos 15 idiomas na Wikipédia — explorando os dados que falam mais sobre alguns desses personagens históricos. 

Leia também: Quais são os sites mais visitados pelo mundo?

Surgimento da ideia

(Fonte: Pantheon/Reprodução)(Fonte: Pantheon/Reprodução)

O Pantheon é uma plataforma inspirada no Observatório de Complexidade Econômica (OEC), que nada mais é do que a ferramenta líder mundial de visualização de dados de comércio internacional. Portanto, a ideia era criar um recurso semelhante voltado para exportações culturais. Se o Brasil é visto como um país exportador de minério de ferro, soja e aeronaves no OEC, no Pantheon somos exportadores de celebridades como jogadores de futebol, políticos e artistas.

Esse é um projeto que utiliza dados biográficos para expor padrões na memória coletiva humana. O site contém dados sobre mais de 70 mil biografias, distribuídas por meio de um poderoso mecanismo de visualização de dados centrado em locais, ocupações e biografias.

Desde sua criação, o Pantheon já foi visitado por mais de 500 mil pessoas. Os dados disponibilizados pelo site já foram até utilizados em publicações acadêmicas, como estudos que mostram como o tamanho e a composição da memória coletiva humana foram alterados com a introdução de novas tecnologias de comunicação.

O Pantheon começou como um projeto do grupo de Aprendizagem Coletiva do MIT, supervisionado pelo professor Cesar Hidalgo. Em 2019, o projeto foi repaginado pela empresa Datawheel, com apoio dos investidores Alex Simões e Marcio Porto.

Leia também: Rotten Apples: o site que revela abusadores no elenco de um filme

Dados curiosos

(Fonte: Pantheon/Reprodução)(Fonte: Pantheon/Reprodução)

A plataforma se baseia em um índice chamado HPI, que significa Índice Histórico de Popularidade. Essa é uma métrica simples que agrega informações sobre a popularidade online de uma biografia. O HPI agrega informações sobre a idade e a atenção recebida por determinadas biografias em edições da Wikipédia em vários idiomas para fornecer um resumo estatístico de sua popularidade global.

O Pantheon não apenas ranqueia quais biografias de pessoas memoráveis tiveram mais acessos nos últimos tempos, mas também enumera locais de nascimentos de muitas celebridades e quais ocupações geram mais pessoas memoráveis. O Rio de Janeiro, por exemplo, aparece no 27º lugar, sendo casa para 252 personalidades históricas. 

Falando em Brasil, quem são as nossas personalidades mais populares no mundo digital? Com base no HPI, o nosso top 5 é composto por Pelé, Paulo Coelho, Garrincha, Oscar Niemeyer e Ayrton Senna.

Quer explorar mais esses dados? Basta entrar no site do Pantheon e se aventurar nesses números históricos completamente intrigantes!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: