Estilo de vida
24/10/2022 às 09:00•3 min de leitura
A internet é responsável por conectar pessoas e culturas ao redor do mundo, facilitar o acesso às notícias, traduzir conteúdo de outras línguas e muito mais.
Pensando em como funciona o consumo de internet nos países, a Hostinger analisou quais são os sites mais visitados de cada local. Durante a pesquisa, eles removeram as páginas de mecanismo de pesquisa, Facebook e YouTube para que eles não dominassem os resultados. Aqui, vamos dividir o resultado pelos continentes. Confira!
(Fonte: Hostinger)
Os EUA são o único país do continente que tem a Amazon como o site mais visitado, com 2,66 bilhões de visitas por ano. O marketplace é a primeira opção de compra para mais ou menos metade dos americanos, especialmente após a pandemia, em que a loja online começou a diversificar o catálogo.
Wikipédia e Twitter dominam o restante do mapa, mas um ponto curioso é que metade dos países dividem o interesse por um tema: fóruns e fandoms.
(Fonte: Hostinger)
O Blogspot pode ter perdido espaço em outros países, mas ainda atrai 6,12 milhões de visitas anuais na Bolívia, se tornando o principal site da Colômbia. Já no Brasil, o site de notícias UOL é o número 1 em acesso.
O e-commerce mais popular da América Latina é o Mercado Livre que, assim como a Amazon, cresceu consideravelmente durante a pandemia.
(Fonte: Hostinger)
A Wikipédia domina o continente europeu, sendo o site mais visitado em 15 dos 38 países. Além da enciclopédia online, páginas de notícias são bem populares na Europa.
Na Geórgia, o fórum de imagens e o controverso site de compartilhamento de notícias 4Chan é o destino mais comum dos usuários.
(Fonte: Hostinger)
O serviço de e-mail da VK é o site mais visitado no Cazaquistão e no Tajiquistão, enquanto o Twitter é o principal na Arábia Saudita e no Iêmen.
Contudo, é a Wikipédia que domina a região como o site mais visitado, sendo o principal destino de 5 em 17 países.
(Fonte: Hostinger)
Outro site que aparece constantemente é o Twitter, sendo o principal destino em países das Américas, África e Oriente Médio. O Japão, por exemplo, tem o segundo maior número de usuários ativos, apesar de Livedoor ser o site mais visitado do país. A rede social também fica em primeiro lugar na Indonésia e em Laos.
O blog sul-coreano Tistory é o mais visitado em seu país de origem. Nele, os usuários coreanos podem usar skins e plug-ins para criar um blog ou site no estilo de revista.
(Fonte: Hostinger)
Na Libéria, onde apenas 25% da população usa a internet, o IMDb, banco de dados sobre filmes e séries, é o site número 1 em visitas. Wikipédia também lidera no continente, sendo o principal site de 8 em 33 países africanos.
Em muitos lugares da África, os sites locais dominam o ranking. Em Gana, por exemplo, a página mais visitada é a da Universidade Nacional.