De Elvis Presley a Kennedy: quem quase já foi esculpido no Monte Rushmore?

18/10/2023 às 04:302 min de leitura

Você já deve ter visto em filmes e animações dos EUA uma montanha curiosa, em que estão esculpidos os rostos de alguns presidentes daquele país. Trata-se do Monte Rushmore, localizado no estado da Dakota do Sul. Inaugurada em 1941, essa escultura demorou 15 anos para ser concluída — e é a maior escultura do mundo cavada diretamente em uma montanha.

Além das faces presidenciais, o monumento conta com uma sala secreta. Nela, estão guardados exemplares da Constituição dos EUA, da Declaração da Independência e uma biografia de Gutzon Borglum, principal artista responsável pela obra.

Os quatro presidentes estadunidenses homenageados são George Washington, Thomas Jefferson, Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln. A obra fez parte das comemorações pelos 150 anos de independência do país.

Os homenageados foram escolhidos devido à sua importância histórica para a política do país. Mas isso não significa que outros nomes não foram cogitados, mesmo que em tom de piada.

Conheça algumas pessoas que quase foram eternizadas nesse monumento.

1. Susan B. Anthony

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Susan B. Anthony foi uma escritora e intelectual estadunidense que se destacou em lutas importantes, como o fim da escravidão e a liberação do voto feminino. Ela chegou a ser presa no ano de 1872 por votar na eleição presidencial daquele ano. Ela faleceu em 1906, aos 86 anos. Apenas 14 anos depois as mulheres teriam direito ao voto.

2. Dwight D. Eisenhower

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Eisenhower foi um presidente e militar estadunidense. Ele comandou as tropas dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial, o que lhe rendeu imensa popularidade no país e o fez vencer as eleições presidenciais de 1952 e 1956 pelo Partido Republicano.

Apesar de ser conservador, Eisenhower se mostrou um defensor da Constituição, tomando medidas enérgicas contra a discriminação racial. Em 1957, ele determinou uma intervenção federal no estado de Arkansas para evitar a segregação racial nas escolas.

3. John F. Kennedy

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

O assassinato do presidente John F. Kennedy enlutou profundamente os cidadãos dos EUA no ano de 1963. Uma parte da sociedade acreditava que incluir o rosto de Kennedy no Monte Rushmore era um tributo adequado para honrar a sua história.

Em 1991, uma pesquisa conduzida pela NBC revelou que os entrevistados ainda queriam ver esse presidente eternizado no monumento. Em 2014, uma nova pesquisa apontou Kennedy na segunda posição na busca por um espaço ao lado dos outros presidentes de pedra, perdendo a liderança para Ronald Reagan.

4. Elvis Presley

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Elvis é um dos artistas mais populares da história da música nos EUA. Sua morte ainda comove uma legião de fãs. Não por acaso, parte desse público pediu que o rosto do astro fosse esculpido ao lado dos presidentes, ainda que ele não tenha sido um político.

Em 1991, uma campanha pediu para que fãs enviassem cartas solicitando às autoridades à inclusão de Elvis no monumento, o que não ocorreu. Em compensação, o cantor ganhou outra honraria: estampou um selo oficial no ano de 1993.

Embora a lista por novos rostos no Monte Rushmore não pare de crescer, não há previsão para que intervenção assim aconteça.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: