A Queda da Casa de Usher: o conhaque da série realmente existe?

18/10/2023 às 09:002 min de leitura

O novo sucesso da Netflix já tem nome e sobrenome: A Queda da Casa de Usher (2023), uma produção inspirada nos contos e poemas mais famosos de terror do escritor Edgar Allan Poe. O enredo segue a vida de uma família rica e doente de poder, que batalha dentro de si por uma herança familiar gigantesca.

Para acentuar os gostos e hábitos de consumo extravagantes da família Usher, o diretor do seriado, Mike Flanagan, fez questão de incluir várias marcas de bebida alcoólicas da vida real. A que mais se destaca, no entanto, é o Henri IV Dudognon Heritage Cognac Grand Champagne, uma garrafa que teria custado ao patriarca da família 4 milhões de euros em um leilão. Mas será que ela realmente existe?

Conhaque de preços exorbitantes

(Fonte: Internet/Reprodução)(Fonte: Internet/Reprodução)

Logo em um dos primeiros diálogos da série, Roderick Usher diz ao advogado Auguste Dupin que "uma única dose do conhaque custa provavelmente o dobro do seu salário anual". A bebida não apenas existe na vida real como atualmente está avaliada em cerca de 1 milhão de libras, o que seria o equivalente a mais de R$ 6 milhões. O preço é menor do que o descrito no programa, mas continua sendo bastante salgado.

O conhaque Henri IV está em produção desde 1776 e possui um preço tão extravagante pois a bebida em seu interior é centenária. Cada garrafa pesa impressionantes 17 kg e contém um litro de conhaque com teor alcoólico de 41%. Porém, o interior não é a única parte do produto que chama atenção.

Esse conhaque recebeu o nome de um rei francês rico e o rótulo também carrega o nome de seus descendentes diretos: Dudognon. O frasco da bebida é feito de platina esterlina e mergulhado em ouro de 24 quilates. Além disso, a garrafa também recebeu os toques do joalheiro francês José Davalos, que optou por incrustar 6,5 mil diamantes em sua superfície.

Bebidas luxuosas

(Fonte: Netflix/Reprodução)(Fonte: Netflix/Reprodução)

Como dito anteriormente, as bebidas luxuosas que aparecem ao longo de A Queda da Casa de Usher são apenas uma forma que Mike Flanagan encontrou de mostrar a riqueza inenarrável da família. Afinal, pagar 4 milhões de euros em uma garrafa de um litro não é exatamente algo que qualquer pessoa poderia fazer, não é mesmo?

No entanto, embora a série chame o Henri IV Dudognon Heritage Cognac Grand Champagne de "o conhaque mais caro do mundo", é preciso destacar que existem muitas outras bebidas de luxo por aí que superam o valor exorbitante estipulado na vida real. Inclusive, a maioria delas também são bebidas com diamantes incrustados. 

Logo, poderíamos nós dizer que os Usher não tem tanto dinheiro assim? Dificilmente. Eles podem até não serem detentores da bebida mais cara do planeta especificamente, mas você dificilmente veria um deles andando por aí bebendo um copão de vodca com energético que custou apenas R$ 10.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: