6 demônios femininos com histórias famosas pelo mundo

31/10/2023 às 04:302 min de leitura

Quando lemos a palavra "demônio" por aí, provavelmente imaginamos algum ser masculino com chifres, olhos escuros e uma voz assustadora, não é mesmo? Afinal, grande parte dos demônios do folclore antigo apresentam figuras diabólicas e violentas.

Porém, a verdade é que existem milhares de demônios femininos provenientes de mitos, folclores e lendas transmitidas ao longo da história — e em todas as partes do mundo. Pensando nisso, nós separamos uma lista com seis seres assustadores do sexo feminino que supostamente vagavam pelo mundo antigo!

1. Hannya

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Na tradição japonesa, Hannya não é apenas um demônio feminino, mas sim vários. Segundo a lenda local, esse é o nome dado para mulheres humanas que foram transformadas em demônios no final de suas vidas ao serem consumidas pelo ciúme e pela raiva.

Esses demônios aparecem em três graus básicos, sendo o primeiro mais semelhante a uma mulher humana e o último, já tomado pelo ódio, completamente entregue à agressividade e às trevas. 

2. Jahi

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Também muitas vezes chamada de Jeh, Jahi era um demônio feminino comum dos antigos textos persas e da fé do zoroastrismo. Acredita-se que ela era a personificação demoníaca da luxúria. Dizia-se que essa criatura era capaz de persuadir os homens com seus poderes e depois levá-los à morte.

Jahi possuía um olhar tão penetrante que poderia controlar seus alvos através dele. No zoroastrismo, esse demônio também está intimamente ligando à crença na origem da menstruação nas mulheres humanas.

3. Jorogumo

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

No folclore japonês, os jorogumo são demônios semelhantes a aranhas que possuem habilidades de mudança de forma. Logo, eles se aproveitam desse poder para se transformarem em mulheres bonitas, que trabalham para atrair e seduzir homens desavisados. Quando o alvo se mostra interessado, o demônio retorna ao seu estado de aranha e o mata.

Felizmente, existia uma forma de derrotar um jorogumo: o trabalho dos monges budistas. Segundo a lenda local, esses monges eram capazes de afastar esses demônios por meio de suas rezas obedientes.

4. Ammit

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Um demônio bastante conhecido no Egito Antigo era Ammit, que dizia ter cabeça de crocodilo, corpo de leão e traseira de hipopótamo. Esses animais foram escolhidos por serem três dos maiores devoradores de homens conhecidos pelos antigos egípcios. 

Embora Ammit fosse um demônio feminino muito temido historicamente, ela não era necessariamente vista como uma encarnação do mal. Em vez disso, seu papel era aplicar a justiça divina — consumindo o coração daqueles que não passassem pelo julgamento de Anúbis.

5. Empusa

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Empusa era um demônio da mitologia grega focada na bruxaria. Seu papel no mundo era servir a Hécate, a deusa da bruxaria. De acordo com os gregos, ela tinha habilidades de mudança de forma, o que confundia tanto homens quanto animais. 

Porém, havia uma forma de desmascará-la: independente da nova forma que assumisse, Empusa sempre mantinha uma única perna de cobre. 

6. Lilith

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

O demônio feminino mais conhecido de todos os tempos certamente é Lilith, que surgiu na teologia judaico-cristã. Ela foi mencionada pela primeira vez no Livro de Isaías e depois aparece em vários lugares da mitologia judaica. De acordo com a lenda, Lilith teria sido a primeira mulher que Deus criou — surgindo do mesmo solo que Adão. 

Porém, depois de sua criação, ela teria se recusado a submeter-se ao seu par masculino e, em vez disso, exigiu seguir seu próprio caminho. Irritado por ela ter tentado se desfazer da vontade divina, Deus a baniu do Jardim do Éden. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: