Ciência
31/10/2022 às 11:30•2 min de leitura
A história da mitologia é repleta de mulheres poderosas, porém, na maioria das vezes junto do poder feminino vem a ligação com o mal. Conheça a história de 6 mulheres que foram ligadas ao mal mesmo sem ter culpa.
Segundo as mitologias mesopotâmicas, abraâmicas e judaicas, Lilith foi criada por Deus a partir do mesmo pó do qual Adão foi feito; ela era sua esposa e sua igual. Por um curto período, eles viveram em harmonia, mas Adão decidiu que Lilith era inferior a ele. Lilith se revolta por entender que ambos eram iguais e foge. Ao encontrarem Lilith em uma caverna, os anjos veem que ela está dando à luz criaturas horrendas. Temendo a morte dos seus filhos, ela se abriga no inferno.
Loviatar é descrita como uma mulher horrível. (Fonte: Shutterstock)
Loviatar é uma divindade da cultura finlandesa considerada a deusa da morte. Ela é descrita nessa mitologia como uma mulher horrível, cega e com um coração negro. Apesar de ser descrita como virgem, ela é considerada a mãe de todas as doenças. O que chama atenção é que quando deuses são considerados ruins, como Hades, eles não são descritos como seres de aparência horrenda. Porém, Loviatar é descrita como má e também muito feia.
Ela era filha de Eetes e morava na ilha de Cólquida. Sua vida mudou quando o herói Jasão chegou na ilha exigindo que Eetes entregasse a ele o Velocino de Ouro. Nesse momento, Afrodite enfeitiçou Medeia para que ela se apaixonasse por Jasão. Por estar encantada, Medeia usou sua magia para ajudar Jasão em sua busca, inclusive matando seu próprio irmão e seu pai para isso. Depois de algum tempo juntos, Jasão anunciou que estava deixando Medeia. Isso fez com o feitiço de Afrodite se quebrasse, mas, ao mesmo tempo, a mente de Medeia se quebrou e ela matou a amante de Jasão e seus próprios filhos.
Circe queria apenas se proteger de invasores. (Fonte: Shutterstock)
Quando os deuses descobriram seus poderes, exilaram Circe em uma ilha sozinha e cercada por lobos e leões. Ela passou anos domando os animais e vivia feliz na sua ilha quando Ulisses – um dos heróis gregos – chegou no local com sua tripulação. Com medo de ser atacada por eles, Circe transformou a tripulação do navio de Ulisses em porcos.
Pasífae é a mãe do Minotauro. (Fonte: Shutterstock)
Irmã de Circe, Pasífae também sofreu por ter poderes de bruxa. Quando seus poderes foram descobertos, ela foi obrigada a se casar com um mortal e, para piorar tudo, seu marido passou a ofender os deuses. Mas foi ela quem sofreu as consequências, sendo obrigada a ter relações com um touro, dando à luz o Minotauro. Para se vingar do marido, ela lançou um feitiço nele para que toda vez que ele ejaculasse lançasse escorpiões e matasse as mulheres com quem tinha relações.
Medusa tem uma das histórias mais tristes da mitologia. (Fonte: Shutterstock)
Medusa era muito bonita e muito vaidosa. Ela era sacerdotisa de Atena e, como tal, era virgem. Depois de uma briga com Atena, Poseidon decide se vingar e abusa de Medusa, que era uma das sacerdotisas mais devotas. Atena, quando soube, em vez de punir o agressor, castigou a vítima e transformou os cabelos que Medusa tanto cuidava em cobras, e a amaldiçoou, fazendo com que todos que olhassem para ela virassem pedra.