Asmodeus: 7 fatos sobre um dos 'líderes do Inferno'

07/04/2022 às 04:003 min de leitura

Asmodeus é considerado o rei de todos os demônios. Embora esta entidade já apareça em culturas anteriores ao cristianismo, ele também é personagem citado na Bíblia, onde é associado a coisas malignas.

Segundo a demonologia (área da mitologia judaico-cristã que estuda demônios), Asmodeus (ou Asmodeu, como também é chamado) faz parte de um grupo dos sete líderes do Inferno associados aos sete pecados capitais. Confira 7 curiosidades sobre este representante do mal.

1. Ele só está abaixo de Lúcifer

(Fonte: Forgotten Realms Wiki)(Fonte: Forgotten Realms Wiki)

Na mitologia judaica e árabe, Asmodeus faz parte de um conjunto de demônios que lidera o Inferno. Na hierarquia estabelecida entre eles, Asmodeus só estaria abaixo de Lúcifer. 

O nome Asmodeus, aliás, vem do hebraico e quer dizer "aquele que é consumido pelo fogo". De acordo com a tradição judaica da Cabala, ele seria filho do Rei David e Agrat Bat Mahlat (esta, filha ou neta de Lilith, que teria sido a primeira mulher de Adão antes de Eva).

2. Ele está presente na Bíblia

(Fonte: Superinteressante)(Fonte: Superinteressante)

Asmodeus é retratado na Bíblia como o "rei esquecido de Sodoma". A crença é que ele teria expulsado Salomão de seu reino e ocupado seu lugar. Mais tarde, Salomão teria recuperado sua sabedoria e acorrentado Asmodeus, que foi transformado em servo e obrigado a ajudá-lo na construção de seu templo.

3. No Livro de Tobias, ele mata sete maridos da mesma mulher

(Fonte: Arthive)(Fonte: Arthive)

No Livro de Tobias, incluído no Antigo Testamento, Asmodeus se apaixona por Sarah, filha de Raquel, e não aceita que qualquer marido a possua. Por conta disso, ele assassina sete maridos consecutivos de Sarah, todos durante a noite de núpcias. Assim, eles não podem jamais consumar o ato sexual.

Quando Tobias vai se casar com ela, Asmodeus decide matá-lo da mesma forma que fez com os outros. No entanto, Tobias recebe o auxílio do anjo Rafael, que cria um plano para afugentar o demônio. Ele coloca o coração e o fígado de um peixe em cinzas quentes, o que gera um vapor que faz com que Asmodeus fuja para o Egito. Lá, ele é capturado pelo anjo.

4. Ele é associado à Luxúria

(Fonte: Portal dos Mitos(Fonte: Portal dos Mitos

Os sete líderes do Inferno costumam ser associados a cada um dos sete pecados capitais. Na tradição, Asmodeus costuma ser caracterizado pelo desejo carnal e associado ao espírito maligno da Luxúria

Há crenças de que ele impediria os casais de ter relações sexuais e, portanto, de gerar filhos; em outras, Asmodeus forçaria os maridos a serem adúlteros com suas mulheres, acarretando o fim dos casamentos.

5. Ele foi retratado em uma minissérie da Globo

(Fonte: O Planeta TV)(Fonte: O Planeta TV)

Na minissérie Hoje é dia de Maria, de 2005, Asmodeus aparece como um personagem. A trama retoma várias fábulas e contos folclóricos para narrar a história de Maria, uma órfã perseguida pela madrasta.

O demônio Asmodeus é uma das entidades que Maria precisa enfrentar. Ele aparece sob sete formas diferentes, vividas por sete atores. As formas são: Asmodeu, Asmodeu Velho, Asmodeu Mágico, Asmodeu Sátiro, Asmodeu Lindo, Asmodeu Brincante e Asmodeu Poeta.

6. Ele é um ex-serafim

(Fonte: Segredos do Mundo)(Fonte: Segredos do Mundo)

Serafins são os anjos de seis asas que costumam ser retratados cercados por fogo. Segundo a tradição cristã, eles seriam os anjos mais próximos a Deus. Os demônios são considerados anjos caídos, ou seja, são aqueles que se entregaram às trevas e literalmente caíram do céu. Asmodeus, assim como o demônio Leviatã, seria um ex-serafim.

7. Sua representação visual é monstruosa

(Fonte: Falando de Magia)(Fonte: Falando de Magia)

A imagem de Asmodeus costuma repetir um padrão: ele aparece como uma figura monstruosa, com asas e três cabeças. A primeira cabeça é a de um homem com hálito de fogo; e as outras duas são de touro e carneiro, animais associados à virilidade e à fertilidade.

Asmodeus também pode aparecer representado como um feiticeiro que consegue adotar a forma de uma aranha.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: