6 comidas exóticas que parecem ser de outro mundo

09/11/2023 às 14:002 min de leitura

A culinária é uma expressão diversificada das culturas ao redor do mundo, oferecendo uma ampla variedade de sabores, ingredientes e técnicas de preparação. À medida que as fronteiras gastronômicas são desafiadas e a curiosidade se expande, comidas exóticas ganham destaque. Conheça 6 pratos surpreendentes que, à primeira vista, podem parecer alienígenas, mas são apreciados em suas respectivas culturas.

1. Balut

(Fonte: Getty Images/Reprodução)(Fonte: Getty Images/Reprodução)

O balut é um prato filipino único e intrigante que desafia a noção convencional de ovos cozidos. Este petisco exótico é feito de ovos de pato fertilizados, cozidos com o embrião ainda dentro. O processo de preparação envolve a incubação do ovo por um período específico, criando uma iguaria que mistura texturas suaves e crocantes. Os sabores variam dependendo do estágio de desenvolvimento do embrião, tornando o balut um prato rico em nuances de sabor.

2. Casu Marzu

(Fonte: Getty Images/Reprodução)(Fonte: Getty Images/Reprodução)

Da pitoresca Sardenha, na Itália, vem o casu marzu, um queijo de ovelha que abriga larvas de moscas que auxiliam na quebra das proteínas do queijo, criando uma textura cremosa e um gosto complexo. As larvas são consumidas com o queijo, proporcionando um sabor picante e uma experiência de degustação inigualável.

3. Escamoles

(Fonte: Getty Images/Reprodução)(Fonte: Getty Images/Reprodução)

Escamoles são uma iguaria mexicana que apresenta uma combinação única de textura crocante e sabor de nozes com um toque cítrico. Feitos a partir de larvas de formigas colhidas das raízes das plantas de agave, os escamoles são frequentemente preparados como pratos sofisticados na culinária mexicana.

4. Sannakji

(Fonte: Getty Images/Reprodução)(Fonte: Getty Images/Reprodução)

O sannakji é um prato sul-coreano que leva o conceito de frescor a um novo nível. Polvo vivo é cortado em pedaços e servido imediatamente, de modo que os tentáculos continuam em movimento. O sabor é relativamente suave, enquanto a textura desafiadora é o que torna essa iguaria uma experiência culinária notável.

5. Kiviak

Auks são a base do Kiviak. (Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)Auks são a base do Kiviak. (Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)

Diretamente da Groenlândia, o kiviak é um prato tradicional que desafia as convenções culinárias. Para prepará-lo, uma pele de foca ou baleia é recheada com auks (aves marinhas do Ártico) e costurada com fios fortes. Em seguida, o conjunto é enterrado no solo e deixado para fermentar por vários meses. O resultado é uma iguaria que combina o sabor único das aves com a textura de uma fermentação que surpreende os paladares.

6. Ovos Pidan

(Fonte: Getty Images/Reprodução)(Fonte: Getty Images/Reprodução)

Também conhecidos como "ovos de mil anos" ou "ovos centenários", esse prato é uma iguaria chinesa única que desafia a noção convencional de ovos cozidos. No preparo, ovos de galinha ou pato são submetidos a um processo de conservação especial, que envolve imersão em uma mistura de água, cal e sal, seguida de armazenamento por várias semanas ou meses. O resultado é um ovo com claras gelatinosas e gemas de cores únicas, que oferecem um sabor forte e uma textura intrigante.

A culinária oferece uma oportunidade para explorar a riqueza das tradições ao redor do mundo. Por meio de pratos exóticos de diferentes culturas, somos levados em uma emocionante aventura gastronômica, nos fazendo descobrir sabores e texturas que, à primeira vista, podem parecer alienígenas. Ao abraçar a diversidade culinária global, expandimos nossos horizontes e apreciamos as riquezas de diversas comidas pelo mundo.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: