Seikan: conheça o túnel submarino mais longo do mundo que conecta duas ilhas japonesas

24/02/2024 às 09:002 min de leitura

Em 13 de março de 1988, o Japão inaugurava um de seus maiores projetos de mobilidade urbana: o túnel Seikan. Com 53,85 quilômetros de extensão, ele é considerado a maior estrutura do gênero na categoria construção submarina do mundo.

O túnel Seikan surgiu com o intuito de ligar as ilhas de Honshu e Hokkaido, unindo regiões que estavam separadas por grandes extensões de água. Por conta disso, seu primeiro trecho percorre 23,3 quilômetros sob o leito marinho, e o trajeto restante é feito acima do mar, cruzando uma série de pontes.

Outro recorde referente ao túnel é ser a segunda maior construção sobre trilhos do mundo. No momento, o Seikan perde apenas para o túnel de base de São Gotardo, localizado nos Alpes Suíços com 57 quilômetros de extensão.

Início do projeto

Seikan recebe trens-bala e trens de carga todos os dias. (Fonte: Atlas Obscura/Reprodução)Seikan recebe trens-bala e trens de carga todos os dias. (Fonte: Cheng-en Cheng/Flickr/Reprodução)

A ideia para a construção do túnel Seikan veio após uma série de estudos para melhorar a infraestrutura da malha ferroviária do Japão. O momento decisivo aconteceu em 1954, quando o furacão Marie atingiu o país e naufragou cinco balsas que estavam cruzando o estreito Tsugaru. Com isso, 1.430 pessoas perderam suas vidas, forçando a nação a buscar uma alternativa mais segura.

A resposta veio com um estudo iniciado em 1955, quando a companhia Japanese National Railways passou a estudar a viabilidade de um meio de transporte que suportasse grandes quantias de carga e pessoas. Além disso, seria necessário usar a estrutura do estreito Tsugaru para agilizar o processo.

Após todas as avaliações, as primeiras escavações começaram em 1964, mas foi apenas em 1971 que a equipe de construção passou a atuar com mais ênfase no projeto. Em partes, isso aconteceu pela dificuldade de fazer escavações pelo leito do mar, já que o túnel percorre 240 metros abaixo da superfície do mar em sua parte mais profunda.

Investimentos bilionários

Túnel Seikan tem parte do seu trajeto passando por baixo do leito do mar. (Fonte: Wikipedia/Reprodução)Túnel Seikan tem parte do seu trajeto passando por baixo do leito do mar. (Fonte: Wikimedia Commons)

Por conta de todo escopo do projeto, a construção teve um investimento de US$ 3,5 bilhões apenas no túnel. Ainda houve a injeção de mais US$ 1,2 bilhão para a ferrovia, totalizando um custo de aproximadamente US$ 4,7 bilhões. 

No total, foram necessários 24 anos de trabalho e o envolvimento de 14 milhões de trabalhadores. Entretanto, as condições não foram fáceis, com vários problemas de deslizamento de terra e inundações no processo que resultaram na morte de 34 pessoas.

Hoje, mais de três décadas depois de sua inauguração, o túnel Seikan recebe tráfego diário estimado de pelo menos 50 trens de carga e 30 trens-bala. Além disso, há um projeto de ampliá-lo até 2030, fazendo com que sua rota tenha como parada final a cidade de Sapporo, capital de Hokkaido.

Cheng-en Cheng

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