Conheça 5 dos túneis mais impressionantes do mundo

04/03/2013 às 12:342 min de leitura

Túneis e passagens fazem parte de nossas vidas há milênios, tendo sido construídos para permitir ou facilitar o acesso a um determinado local. Eles são verdadeiras maravilhas da engenharia, e mesmo os mais antigos continuam a maravilhar pela engenhosidade de seus construtores.

Selecionamos alguns dos túneis e passagens mais impressionantes do mundo — seja pela grandiosidade ou beleza —, que você pode conferir a seguir e contar para a gente nos comentários qual deles é o seu favorito:

Túnel de Lᴂrdal

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia

Localizado na Noruega, o Lᴂrdal conta com 24,5 quilômetros de extensão e é o túnel rodoviário mais longo do mundo. Durante a construção, foram necessárias mais de 5 mil explosões para poder abrir a passagem, e o trajeto apresenta diversas seções com diferentes texturas e curvas sutis.

Além disso, alguns trechos foram iluminados com lâmpadas de diferentes tonalidades, e tudo isso foi pensado para ajudar os motoristas que precisam atravessar a estrutura — o percurso demora cerca de 20 minutos — a não perder a concentração, devido à monotonia.

Túnel de base de São Gotardo

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia

Ainda em construção, o Túnel de base de São Gotardo está localizado sob os Alpes suíços, e oferecerá uma nova rota de passagem para trens de alta velocidade através das montanhas, reduzindo o tempo de viagem entre Zurique e Milão em mais de uma hora. A previsão é de que as obras sejam concluídas em 2017, e quando isso acontecer, o São Gotardo será o maior túnel ferroviário do planeta, com 57 quilômetros de extensão.

Túnel Seikan

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia

Com 53,85 quilômetros de extensão, o Seikan é o túnel ferroviário mais profundo do planeta — localizado a 240 metros da superfície —, e até que as obras do Túnel de base de São Gotardo sejam concluídas, ele também detém o título de mais extenso. Construído sob o estreito de Tsugaru, no Japão, o Seikan conecta as ilhas de Honshu e Hokkaido, e hoje em dia é utilizado principalmente para a realização do transporte de mercadorias entre as duas localidades.

Eurotúnel

Fonte da imagem: Reprodução/Popular Mechanics

Sem dúvida, um dos túneis mais famosos do mundo, o Eurotúnel é uma passagem subterrânea — e submarina — que atravessa o Canal da Mancha, ligando o Reino Unido à Europa. Os primeiros projetos para a criação do túnel começaram a surgir no início de 1800, embora a conclusão das obras tenha ocorrido só em 1994.

Hoje o Eurotúnel é o terceiro maior túnel ferroviário do mundo — com 50,5 quilômetros de extensão —, sendo que o seu ponto mais profundo se encontra a 75 metros da superfície.

Túnel Zion

Fonte da imagem: Reprodução/Popular Mechanics

Conhecido por ser um dos túneis mais belos do mundo, o Zion se encontra entre dois parques nacionais dos EUA — Mount Zion National Park e Bryce Canyon National Park, ambos localizados em Utah —, e foi inaugurado na década de 30. O interessante sobre esta estrutura é que diversas “janelas” foram escavadas na rocha para que os motoristas possam apreciar a incrível paisagem do local.

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: