Roundhay Garden Scene: o esquecido primeiro filme da história do cinema

24/02/2024 às 07:003 min de leitura

O cinema e seus filmes fascinam gerações de espectadores há mais de cem anos, desde as primeiras décadas do século XX. Mas, um tempo antes disso, ainda no século XIX, alguns pioneiros já divulgavam essa novidade para o mundo, impressionando as plateias com as imagens que se moviam. A questão é: destes pioneiros, qual fez o primeiro filme da história?

Essa pergunta é muito interessante, até mesmo porque pode gerar diversos debates. Afinal, o que realmente podemos considerar como um filme? 

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Alguns historiadores consideram The Horse in Motion (O Cavalo em Movimento), feito em 1878, como o filme mais antigo do mundo. E mesmo que essa produção seja um passo importante no desenvolvimento dessa forma de arte, ainda não era possível considerá-la um filme. Ela está mais para uma sequência de fotos. 

Outra produção conhecida dessa época é a Chegada do Trem na Estação, dos Irmãos Lumière, de 1895. Essa, inclusive, gerou a famosa lenda urbana de que as pessoas teriam se assustado, pensando que o trem sairia da tela e atropelaria a todos — o que nunca foi comprovado. 

Contudo, em meio a tantos debates, hoje se sabe que o primeiro filme da história do cinema foi feito por um francês na Inglaterra: Roundhay Garden Scene, de Louis LePrince. Com somente 2 segundos, ele foi gravado em outubro de 1888, com uma câmera que o próprio LePrince criou. 

Um pioneiro esquecido

Roundhay Garden Scene ("Cena do Jardim Roundhay", em tradução livre) não é o que chamaríamos de um filme hoje em dia. Ainda assim, era algo revolucionário para o contexto da época. Ele está disponível no YouTube e você pode vê-lo acima. 

Mas infelizmente, o pioneirismo de Louis LePrince acabaria sendo eclipsado por uma série de fatalidades. Antes mesmo que pudesse exibir seu filme para o público, LePrince desapareceu de forma misteriosa. Logo em seguida, Thomas Edison patenteou seu cinetoscópio, os irmãos Lumière criaram o cinematógrafo e LePrince foi esquecido.

Nascido em Metz, no nordeste da França, em agosto de 1841, Louis LePrince se interessou pelas imagens logo na infância. Ele passava bastante tempo no estúdio de Louis Daguerre, amigo de seu pai e inventor do daguerreótipo, um método pioneiro de fotografia. 

Depois de estudar química e pintura na universidade, LePrince foi trabalhar na fundição de um casal inglês e acabou se casando com a filha dos donos da fábrica. Com sua esposa, Elizabeth, ele criou a Leeds Technical School of Arts, na Inglaterra. Lá, eles criaram um método inovador para gravar fotos em metal e cerâmica. 

No início da década de 1880, ele começou sua busca por algo que ainda não parecia possível: captar imagens em movimento. Sua primeira invenção nesse sentido foi uma câmera com 16 lentes que não trouxe o resultado esperado. As imagens eram registradas em vários ângulos e não ficavam alinhadas quando reunidas. 

Mas não demoraria muito para Louis LePrince inventar a câmera que serviria para seu objetivo. Ela tinha só uma lente, mas pesava quase 20 quilos, com sua caixa de mogno e uma manivela para movimentar o filme pela lente. Foi essa câmera que ele utilizou para capturar a Roundhay Garden Scene — o filme mais antigo do mundo. 

O primeiro filme do mundo

(Fonte: YouTube/Reprodução)(Fonte: YouTube/Reprodução)

O filme só mostra quatro pessoas da família andando por um jardim. Em frente à câmera está o filho do casal LePrince, Adolphe, os pais de Elizabeth, Joseph e Sarah Whitley, e uma amiga da família, Annie Hartley. A cena foi gravada no jardim da família Whitley. 

Infelizmente, Sarah Whitley faleceu apenas 10 dias após gravar o filme, ainda em 1888. E outras fatalidades impediram que Louis LePrince colhesse os louros de seu pionerismo. Ele deveria mostrar seu filme em Nova York, em 1890, e foi visitar seu irmão na França, antes de partir para a América. Porém, Louis LePrince nunca mais foi visto depois de supostamente embarcar em um trem em Dijon. 

O corpo do inventor nunca foi encontrado. Há suspeitas que ele tenha se suicidado por conta de problemas financeiros, ou que seu irmão o tenha matado após uma discussão por herança. Mas a teoria mais curiosa diz que Thomas Edison teria dado um fim em LePrince para evitar a competição pela invenção da primeira câmera cinematográfica. 

Algum tempo depois, Edison patenteou seu cinetoscópio e processou empresas que usavam técnicas parecidas para criar filmes. Adolphe LePrince chegou a testemunhar contra Edison — lembrando do trabalho de seu pai. Em 1901, ele também faleceu, em outra morte associada ao inventor norte-americano, embora não existam provas contra ele. 

Dessa maneira, a família LePrince acabou esquecida na história do cinema, embora o Livro dos Recordes reconheça Roundhay Garden Scene como o primeiro filme da história.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: