Veja 8 imagens que foram pioneiras na fotografia

15/04/2023 às 12:003 min de leitura

A descoberta do fenômeno natural da camera obscura — a captura de luz por um pequeno buraco pode projetar uma imagem espelhada numa superfície oposta — foi o alicerce para o desenvolvimento da fotografia

No início, a técnica servia à ciência, nos estudos de ótica e astronomia. Porém, na virada do século XIX, diversas inventores começaram a procurar maneiras de registrar as imagens que viam na camera obscura. Era o início da fotografia.

Até o final do mesmo século, o campo avançaria bastante, com uma série de pioneirismos — e vamos mostrar alguns deles a seguir. 

1. A primeira fotografia da história

A primeira fotografia da história (Fonte: Wikimedia Commons)A primeira fotografia da história (Fonte: Wikimedia Commons)

Ainda que diversos cientistas tenham tentado fixar imagens em superfícies sensíveis à luz, o primeiro que alcançou esse feito foi o francês Joseph Nicéphore Niépce. 

Para isso, ele usou uma folha de peltre (uma liga metálica), coberta de betume (um derivado de petróleo) e óleo de lavanda. A folha ficou exposta à luz por dias, até que a imagem aparecesse, dependendo do jeito que você olhava para ela. Acima, podemos ver a imagem original à direita e uma versão melhorada ao lado. 

Mas, por mais rudimentar que pareça aos olhos de hoje, a primeira fotografia foi uma grande conquista para a época. Ela é de 1826. 

2. A primeira foto com pessoas

A primeira foto com pessoas (Fonte: Wikimedia Commons)A primeira foto com pessoas (Fonte: Wikimedia Commons)

Um colega de Niépce, Louis Daguerre, trabalhou com ele em busca de maneiras mais eficazes de fixar a imagem. Outro objetivo era diminuir a exposição à luzes, que precisava ser de horas ou dias. Louis acabou desenvolvendo seu próprio método, o daguerreótipo. 

Basicamente, a imagem era gravada em uma chapa de mercúrio folheada em prata, tratada com vapor de mercúrio para aparecer a imagem — e outros produtos químicos para fixá-la. 

A imagem acima é Boulevard du Temple, em Paris, registrada em 1839. Lá no canto inferior esquerdo, é possível ver duas pessoas. Como a exposição era longa, a maioria das pessoas que passava pela rua não saiu na imagem — mas um estava engraxando o sapato do outro e os dois ficaram parados por tempo o suficiente para aparecer. 

3. A primeira selfie

A primeira selfie da história, de 1839 (Fonte: Wikimedia Commons)A primeira selfie da história, de 1839 (Fonte: Wikimedia Commons)

O daguerreótipo foi apresentado ao mundo em 1839 e foi uma inovação enorme. Ela atraiu o interesse do estadunidense Robert Cornelius, que montou o primeiro estúdio de fotografia do país — e registrou seu autorretrato. É a primeira imagem do tipo. 

4. As primeiras imagens da Lua e do Sol

A primeira foto da lua, de 1840A primeira foto da lua, de 1840

Ainda hoje é complicado tirar fotos do Sol e da Lua, que emitem muita luz e ficam frequentemente estourados nas imagens: alguns celulares até usam inteligência artificial para resolver isso, por exemplo. Mas, em 1840, o estadunidense John William Draper fez um daguerreótipo do nosso satélite natural.  

A primeira foto do sol, de 1845 (Fonte: Twitter/Reprodução)A primeira foto do sol, de 1845 (Fonte: Twitter/Reprodução)

Já a primeira imagem do Sol é de cinco anos depois, tirada em 1845.

5. A primeira foto usada no jornalismo

A primeira foto usada no jornalismo, de 1848 (Fonte: Twitter/Reprodução)A primeira foto usada no jornalismo, de 1848 (Fonte: Twitter/Reprodução)

O fotojornalismo se tornou uma ferramenta importantíssima nas décadas que se seguiram, após a invenção da fotografia. O primeiro uso da técnica com esse intuito aconteceu já em 1848, no jornal francês L'Illustration, que cobria a Revolução de 1848.

6. A primeira foto aérea

A primeira foto aérea, de 1860 (Fonte: Wikimedia Commons)A primeira foto aérea, de 1860 (Fonte: Wikimedia Commons)

Acredita-se que outras fotos aéreas tenham sido tiradas antes disso, mas essa é a mais antiga que ainda existe. Ela é intitulada Boston Como a Águia e o Ganso Selvagem Veem e foi tirada com a ajuda de um balão, em 1860.

7. A primeira fotografia colorida

A primeira foto colorida, de 1861 (Fonte: Twitter/Reprodução)A primeira foto colorida, de 1861 (Fonte: Twitter/Reprodução)

Ao longo do século XIX, inúmeros experimentos com a fotografia foram desenvolvidos — e a aplicação de cor às imagens foi um dos mais importantes. Essa imagem, de 1861, registra uma fitinha decorativa. Ela foi feita com a aplicação de filtros RGB (vermelho, verde e azul) em três imagens, que foram sobrepostas depois disso.

8. A primeira imagem subaquática

A primeira imagem subaquática com pessoas, de 1899 (Fonte: Twitter/Reprodução)A primeira imagem subaquática com pessoas, de 1899 (Fonte: Twitter/Reprodução)

Antes mesmo da virada do século, o campo da fotografia já tinha avançado muito, permitindo feitos como a imagem acima, que registra um mergulhador em detalhes. Mas essa, contudo, é a primeira foto subaquática com pessoas — em que é possível ver alguma coisa. A primeira, de fato, é a imagem abaixo, bastante borrada. 

Fonte: Twitter/ReproduçãoFonte: Twitter/Reprodução

É claro que, depois disso, a fotografia continuaria se desenvolvendo: câmeras portáteis se popularizaram, a fotografia instantânea e a digital surgiram, entre outros avanços. Outra das fotografias pioneiras foi registrada há pouco tempo, em 2019: a imagem de um buraco negro.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: