Você está sabendo que nesta sexta-feira vai rolar um “Mega” eclipse lunar?

24/07/2018 às 06:003 min de leitura

Você já ouviu falar das “Luas de Sangue”? Nós já falamos sobre evento astronômico por aqui e, apesar do nome ligeiramente macabro, ele não tem nada de sinistro ou assustador. Esse fenômeno se dá quando ocorre um eclipse lunar e a Lua é parcial ou totalmente ocultada pela sombra do nosso planeta (esférico!), que se interpõe entre o satélite e o Sol, bloqueando a luz emitida pela nossa estrela e projetando uma sombra avermelhada sobre a Lua.

Lua de Sangue(Independent)

Pois na próxima sexta-feira (27) não só vai rolar uma Lua de Sangue, como esse será o eclipse lunar total mais longo do século inteiro, com uma duração estimada em 104 minutos — ou seja, impressionantes 1h44. E, o melhor, ele poderá ser acompanhado em sua totalidade em algumas regiões do Brasil! E tem mais: como Marte se encontra em sua posição mais próxima da Terra desde 2003, ele aparecerá como um companheiro brilhante da Lua no céu.

Anote na agenda

De acordo com o pessoal do Observatório Nacional, a fase total do eclipse deve começar às 16h30 de sexta, e terminar por volta das 18h13 (horário de Brasília). Mas o show celeste não termina por aí, não, caro leitor!

Depois das seis e pouco, a Lua deve começar a sair da sombra mais escura da Terra, conhecida como umbra, e nós, terráqueos, poderemos acompanhar o início do eclipse parcial, que deve se prolongar até as 19h19. É a partir daí que o satélite começa a entrar na sombra mais clarinha do nosso planeta — a penumbra — e a coisa toda só deve terminar às 20h29!

Eclipse lunar total(Source Weekly)

A região leste inteira do Brasil, que inclui os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, poderá acompanhar o evento em sua totalidade, enquanto que a região oeste poderá ver o parcial. Segundo o Observatório Nacional, para assistir ao eclipse total, a orientação é que de que as pessoas busquem um lugar que permita a visualização do céu próximo ao horizonte a leste, então, se você não quiser perder a oportunidade de observar o evento, se programe — e torça para que São Pedro colabore!

Conspirações

É óbvio que um evento astronômico chamado “Lua de Sangue” e com a característica de ser o mais longo do século chamaria a atenção da galera que adora uma boa teoria da conspiração, né, caro leitor! Então, estão circulando rumores de que o mundo vai acabar na próxima sexta-feira, claro. E quem está espalhando esse papo por aí? De acordo com Sebastian Kettley, do site Express, um prolífico pastor norte-americano chamado Paul Begley que vive “pregando” em seu canal no YouTube.

Segundo esse cara, Deus teria conversado com ele recentemente (pois é...) e dito que temos que ficar espertos com esse eclipse aí. Isso porque, conforme explicou o pastor, a Lua de Sangue mais longa do século vai ocorrer no mesmo ano em que Jerusalém completa 70 anos como nação (e?...), e Begley fuçou na Bíblia e encontrou passagens que, de acordo com a interpretação dele, falam de desastres relacionados com o evento celeste.

Fim dos Tempos(Crossroad Magazine)

O pastor citou Joel, no Antigo Testamento, 2:31,32, onde podemos encontrar o trecho “O sol se tornará em trevas, e a lua em sangue; antes que venha o grande e terrível dia do Senhor. E todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo, pois, conforme prometeu o Senhor, no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento para os sobreviventes, para aqueles a quem o Senhor chamar.”

E também mencionou algo que ele encontrou em Atos — “O sol se tornará em trevas e a lua em sangue, antes que venha o grande e glorioso dia do Senhor. E todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo!” (2:20,21) — e no Apocalipse (como não?): “Observei quando ele abriu o sexto selo. Houve um grande terremoto. O sol ficou escuro como tecido de crina negra, toda a lua tornou-se vermelha como sangue, e as estrelas do céu caíram sobre a terra como figos verdes caem da figueira quando sacudidos por um vento forte.” (6:12,13).

Enfim, quantas vezes já vimos essas previsões malucas “montadas” feito quebra-cabeças e baseadas em interpretações sem sentido de trechos retirados das Sagradas Escrituras e apresentados fora de contexto? Sendo assim, caro leitor, curta o eclipse tranquilo e aproveite esse tempinho para apreciar a sorte de estar neste mundão maravilhoso.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: