6 incríveis jogos pioneiros na história dos videogames

11/07/2023 às 11:003 min de leitura

Agora mais do que nunca, chegamos a uma era de nossas sociedades onde os videogames adquiriram um espaço muito importante na vida das pessoas, seja através do lazer ou até por meios profissionais. Se no passado nem tão distante jogos como o Tetris já foram considerados auge da tecnologia, atualmente os gráficos são capazes de recriar a realidade.

Além disso, streamers e youtubers ganham suas vidas realizando transmissões de partidas de videogames para milhares de pessoas — o que antes poderia soar como loucura —, e existem até mesmo jogadores profissionais atuando em equipes competitivas dos chamados eSports. Para entendermos mais sobre o cenário onde chegamos, veja só essa lista com seis estreias no universo dos jogos que ficaram marcadas na história!

1. Primeiro jogo interativo

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Um dos primeiros modelos de arcade que fizeram sucesso e demonstravam a natureza humilde do começo da história dos videogames é o título Pong. Lançado oficialmente em 1972 e disponível comercialmente em 1975, o jogo de ping pong virtual bombou e marcou toda uma geração por sua capacidade de interatividade.

Contudo, quem deu o primeiro passo nesse mercado foram os criadores Thomas T. Goldsmith e Estle Ray Mann. Em 1947, somente dois anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, os inventores desenvolveram um jogo de simulador de míssil em um tubo de raios catódicos. O game usava uma configuração totalmente analógica para controlar o ponto vermelho sobre a tela. 

2. Primeiro jogo público

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

No passado, um jogo de videogame só poderia ser jogado no local exato onde ele era programado — normalmente em alguma universidade. Contudo, entre os anos 1950 e 1960 muitos jogos passaram a ser feitos por pessoas dentro de casa como uma espécie de hobby. 

Em setembro de 1971, uma máquina de jogo foi posicionada em um espaço público pela primeira vez. Tratava-se do Galaxy Game, um aparelho operado por moedas instalado na Universidade de Stanford. Naquele mesmo ano, mais 1,5 mil unidades do Computer Space, dos futuros fundadores da Atari Company, foram fabricadas e disponibilizadas para serem comercializadas. 

3. Primeiro videogame portátil

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

O primeiro console portátil baseado em LCD chegou às lojas em 1979. O Microvision, distribuído pela Milton-Bradley, visava levar o entretenimento dos games para o conforto das casas de qualquer pessoa ao redor do mundo. O console apresentava a opção de cartuchos de jogos intercambiáveis.

O jogo Cosmic Hunter (1981), por exemplo, foi um dos primeiros a fornecer a opção de movimento em quatro direções para os jogadores.  Posteriormente, esse console acabaria surgindo como fonte de inspiração para sucessos da indústria como o GameBoy. 

4. Primeiro console com 3D "verdadeiro"

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Em 1995, a Nintendo, uma das gigantes do universo dos videogames, lançou um console que pretendia mudar tudo que era conhecido como tecnologia naquela época. O Virtual Boy era um console em um suporte fino com um suporte ocular em um dos seus lados, os quais exibiam lentes nas cores vermelhas e azuis em ambos os olhos.

Isso criava a imagem de um 3D profundo, sendo uma versão mais primitiva das experiências 3D que vemos nos cinemas de hoje em dia. O console, no entanto, era difícil de usar e considerado um risco aos olhos dos usuários. Sem contar que sua baixa variedade de jogos fez com que fosse um grande fracasso, apesar de revolucionário.

5. Primeiros sistemas de 64 e 128 bits

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Dentro do mundo dos jogos, um "bit" de uma máquina refere-se basicamente à velocidade de seu microprocessador. Portanto, quanto mais bits um console possui, melhor serão seus gráficos e jogabilidade. Ao longo da história dos games, foi de impressionar quando os primeiros sistemas de 8 e 16 bits surgiram no mercado.

No entanto, as máquinas que realmente revolucionaram tudo apresentavam os sistemas de 64 e 128 bits. O Nintendo 64, embora tenha surgido na era dos 32 bits, foi o primeiro a ultrapassar uma geração. Posteriormente, consoles como Dreamcast, Nintendo Gamecube, PlayStation 2 e Xbox trouxeram ainda mais diversidade para o mundo dos games com seus sistemas modernos. 

6. Primeiro videogame sem controle

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Em tese, todo console apresenta duas características marcantes: a máquina que rodará os jogos e o controle que será usado pelos usuários para comandar as ações. No entanto, o EyeToy foi o primeiro projeto a tentar quebrar essa linha de raciocínio e extinguir a necessidade de um controle.

O periférico permitia aos usuários jogar com seu corpo usando reconhecimento de gestos e visão computacional em jogos do PlayStation 2. O projeto de 2004 seria uma grande inspiração para sistemas mais evoluídos como o Kinect, da Microsoft, e o PlayStation Move, da Sony.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: