O que está por baixo de toda areia do mundo?

15/07/2023 às 10:002 min de leitura

O que as praias e desertos têm em comum? Embora os dois ambientes sejam completamente distintos por natureza, a areia é um fator que os une completamente. Afinal, ambos apresentam uma quantidade de grãos que parecem nunca acabar, mesmo que você passe anos escavando.

E mesmo se você tivesse todo esse tempo para tirar a areia do chão, o que você encontraria em baixo dela? Essa é uma dúvida bastante curiosa e válida, uma vez que tudo está encoberto por areia. A resposta, no entanto, tende a variar de acordo com o local onde você está. Entenda mais sobre o assunto nos próximos parágrafos!

O mundo coberto por areia

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

As dunas de areia, por exemplo, são extremamente famosas em diversas partes do Brasil. Mas o que de fato está sob elas? Como essas estruturas naturais costumam se mover devido ao poder do vento, isso basicamente significa que elas podem estar escondendo uma floresta inteira abaixo de você ou até mesmo um buraco profundo pronto para te engolir.

A areia é formada por rochas moídas pelo intemperismo de rios e outros elementos. Junto à costa, portanto, o mar em constante agitação também é responsável por esse processo natural, que pode durar milhares ou milhões de anos. 

Logo, se cavarmos em uma praia — com base na geologia da área, você provavelmente encontrará a areia que foi compactada e transformada sob pressão em arenito de rocha sedimentar. A partir desse momento, precisaríamos de equipamentos de perfuração avançados para continuar escavando. O próximo estágio, após passar a rocha sedimentar na praia, seria, bem provavelmente, atingir o leito rochoso da área.

Escavando desertos

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

E o que dizer sobre os desertos? Essas paisagens curiosas são normalmente retratadas como um campo de areia sem fim e cenário para filmes de aventura em Hollywood. Mas será que existe algo de tão singular de baixo da areia desses lugares? A resposta não é tão divertida quanto alguém poderia esperar.

Em geral, a maioria dos desertos não são exatamente cobertos por areia, mas sim pelo próprio leito rochoso exposto. Logo, você nem teria o que escavar para descobrir o que está por baixo das camadas de areia. E mesmo que você estivesse em um deserto arenoso, a resposta final provavelmente seria a mesma. 

É possível notar que, onde há areia, ela é geralmente formada pelo desgaste do leito rochoso exposto. À medida que a paisagem seca do deserto esfria e esquenta durante os dias, a rocha se expande e racha, soltando grãos de areia na natureza. Isso não quer dizer que essas áreas não podem carregar algo interessante, mas que a maioria delas segue um padrão. 

Em 2010, por exemplo, cientistas encontraram evidências de um mega lago pré-histórico sob as areias do Saara, que teria se formado há 250 mil anos — quando o rio Nilo se derramou na área por um canal baixo. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: