Imagens da NASA mostram astronautas lutando para andar na Lua

28/09/2023 às 09:002 min de leitura

Trabalhar como astronauta é algo extremamente importante e muito digno, sobretudo aqueles que batalharam muito para viajarem à Lua durante as missões Apollo realizadas pela NASA entre 1961 e 1972. Logicamente, para esse tipo de trabalho, é preciso passar por muitos treinamentos para suportar o trajeto até o satélite natural da Terra.

Porém, mesmo com tantos treinos, nada é tão fácil assim. Em imagens inéditas recentemente divulgadas pela Agência Espacial dos Estados Unidos, é possível ver alguns dos astronautas tendo muitos problemas para conseguir caminhar pela superfície lunar, ao ponto de render ótimas risadas.

Dificuldades na Lua

Acostumar-se com a falta de gravidade na Lua não é exatamente uma tarefa fácil. Além disso, é preciso se lembrar que os astronautas precisam se movem com trajes grandes e volumosos pelo solo lunar, uma vez descrito por Buzz Aldrin como sendo um equivalente a "talco umedecido".

Como resultado dessa relação bizarra exigida do corpo humana, houve momentos bem perigosos durante as missões especiais que conseguiram chegar até lá. Uma vez, o astronauta Charlie Duke tentou ser um pouco atlético demais e realizar demonstrações de acrobacia na Lua, colocando-se em grave perigo.

Em 1972, ele estava a bordo da missão Apollo 16. Em dado momento, ele e seu comandante decidiram usar os minutos finais de seu tempo na superfície lunar para fazer uma espécie de "Olimpíadas Lunares". Seu objetivo era bater alguns recordes humanos de atletismo "trapaceando" e usando a gravidade mais fraca ao seu favor.

Acidentes na Lua

Durante seu ato de exibicionismo na Lua, Duke tentou dar o maior salto possível. Devido à distribuição de peso do traje de astronauta, ele acabou caindo com força no chão. "A mochila pesava o tanto que eu. Por conta disso, eu acabei voltando com tudo para o chão", disse o viajante espacial em entrevista ao Business Insider em 2019. 

As mochilas de astronautas são conchas feitas de fibra de vidro que carregam todos os sistemas de suporte vital dos trabalhadores. Caso essas ferramentas quebrassem durante as acrobacias — algo que Duke e seu comandante colocarem em risco enquanto saltavam na Lua — é bem provável que um deles teria morrido no local.

Após o salto, o astronauta tentou corrigir a queda, mas terminou caindo sobre o equipamento de qualquer forma. Para sua sorte, o material felizmente sobreviveu à queda. "Meu coração estava batendo forte. John Young, meu comandante, se aproximou, olhou para baixo e disse: 'Isso não foi muito inteligente, Charlie'", destacou.

Apesar do sério risco corrido por Charlie Duke em seu salto ousado, é inevitável notar que as imagens divulgadas pela NASA são extremamente engraçadas, sobretudo quando as filmagens são colocadas em uma velocidade acelerada. Então, se mesmo astronautas extremamente treinados tiveram tanta dificuldade para conseguir se locomover pela Lua, imagina o que aconteceria com um ser humano sem qualquer tipo de experiência? Bizarro!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: