Nova espécie de aranha similar ao Venom é descoberta na Austrália

02/10/2023 às 10:002 min de leitura

A influência da cultura pop e do entretenimento não conhece limites. Recentemente, uma equipe de cientistas fez uma descoberta que prova essa afirmação. O ator Tom Hardy, conhecido por interpretar o personagem Venom da Marvel, tornou-se uma fonte de inspiração improvável para a nomeação de uma nova espécie de aranha australiana.

Descoberta da nova espécie

O gênero Venomius e sua única espécie atual, Venomius tomhardyi, foram oficialmente descritos após uma expedição à Tasmânia, na Austrália. O exemplar da nova espécie está preservado no Queen Victoria Museum and Art Gallery.

Os responsáveis por essa descoberta são os cientistas Giullia Rossi, Pedro Castanheira e Volker Framenau, da Murdoch University, localizada na Austrália, em parceria com Renner Baptista, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, localizada no Brasil. O resultado dessa colaboração foi publicado na revista Evolutionary Systematics.

Semelhanças com o personagem de Tom Hardy

Tom Hardy e VenomTom Hardy e Venom

Nos filmes da Marvel, Tom Hardy interpreta Eddie Brock e seu alter ego Venom. Uma das partes mais marcantes da aparência da criatura é sua cabeça, com manchas pretas que se destacam. Foram justamente essas marcas que inspiraram os cientistas na escolha do nome da nova espécie.

O aracnídeo apresenta distintas manchas pretas no abdômen que lembram muito a cabeça de Venom. Essa conexão com o personagem da Marvel levou os pesquisadores a batizar a única espécie do novo gênero de aranha em homenagem ao personagem interpretado pelo ator.

Características da nova espécie

Venomius tomhardyi e suas característicasVenomius tomhardyi e suas características

O novo gênero de aranhas pertence à família Araneidae, que engloba aranhas que constroem teias circulares verticais para capturar suas presas. Embora compartilhem semelhanças com o gênero relacionado Phonognatha, como a ausência de tubérculos no abdômen, as aranhas recém-descritas se destacam por seu comportamento de criar buracos forrados de seda nos galhos das árvores para abrigo, além de apresentarem diferenças em suas genitálias.

A importância da descoberta

Segundo Castanheira, um dos cientistas envolvidos na descoberta, “o estudo faz parte de uma pesquisa de longo prazo que visa documentar toda a fauna de aranhas australianas, o que será de extrema importância para os planos de manejo de conservação e para a continuação do plano decenal de taxonomia e biossistemática na Austrália e na Nova Zelândia”.

Giullia Rossi, primeira autora do estudo, enfatizou a relevância de continuar a identificação e descrição de novas espécies de aranhas na Austrália para avaliar a biodiversidade total desses predadores na Austrália.

Essa descoberta prova que a ciência e a cultura pop podem se entrelaçar de maneira surpreendente, com elementos do entretenimento impactando diversos campos, como a biologia. Venomius tomhardyi agora se une à lista de espécies nomeadas em homenagem a ícones da cultura popular, perpetuando a influência da Marvel e do carismático Tom Hardy no reino da ciência.