Nova tarântula-azul descoberta na Tailândia parece brilhar no escuro

25/09/2023 às 12:002 min de leitura

Um estudo publicado no início desta semana na revista científica ZooKeys, conta sobre a descoberta de uma nova espécie de tarântula na Ásia. O animal, que possui um tom azul-violeta semelhante ao de faíscas elétricas, foi encontrado na província de Phang-Nga, na Tailândia.

Ao medir e dissecar o espécime, os pesquisadores o compararam a outras espécies relacionadas conhecidas, descobrindo que se trata da 32ª espécie de aranha pertencente ao gênero Chilobrachys

A coloração fascinante do animal

(Fonte: Reprodução IFLSciencie/Chomphuphuang, N., et al (2023) Zookeys (CC BY 4.0)(Fonte: Reprodução IFLSciencie/Chomphuphuang, N., et al (2023) Zookeys (CC BY 4.0)

O estudo mostra que a tarântula possui pelos violeta e azul metálico em suas pernas, quelíceras — as partes semelhantes a presas da boca — e parte superior de seu cefalotórax. Eles sugerem que, embora a coloração azul seja rara e tenda a ser um produto de nanoestruturas fotônicas em vez de uma expressão de pigmento, ela evoluiu independentemente oito vezes em espécies de tarântulas. Recentemente, outra nova espécie de tarântula foi descoberta no Irã com mechas de pelos dourados.

Os pesquisadores também revelaram que a nova tarântula é encontrada em florestas de mangue, onde vive dentro de cavidades em árvores. O estudo também sugere que essa espécie pode viver em tocas terrestres. Elas habitam uma variedade de elevações, desde o nível do mar até 57 metros de altura.

Nome da espécie foi decidido em leilão

(Fonte: Reprodução IFLScience/Narin Chomphuphuang via Earth.com)(Fonte: Reprodução IFLScience/Narin Chomphuphuang via Earth.com)

Para escolher o novo nome para essa espécie marcante, foi realizada uma campanha de leilão com o objetivo de arrecadar fundos para a educação das crianças Lahu na Tailândia. Os Lahu são um povo indígena das montanhas, onde muitas crianças têm o acesso à educação negado devido à pobreza.

O intuito era arrecadar dinheiro leiloando a chance de nomear a nova espécie e usar os fundos gerados para dar às crianças um melhor acesso à educação, trabalhando para romper o ciclo da pobreza. O valor arrecadado com o leilão também foi utilizado para ajudar pacientes com câncer.

O nome da nova espécie é Chilobrachys natanicharum sp. nov., uma combinação dos nomes do Sr. Natakorn Changrew e da Sra. Nichada Changrew, que foram os vencedores do leilão.

Preservação do habitat

A equipe de pesquisadores responsáveis pela descoberta ressalta a urgência da preservação do habitat onde essa nova espécie de tarântula e outras habitam, juntamente com a necessidade de lidar com a caça, que têm devastado as populações em toda a Tailândia.

Os cientistas enfatizam a importância da conscientização sobre a conservação de habitats e espécies, bem como a implementação de práticas de monitoramento mais eficazes para evitar futuras reduções populacionais.