Armadeira: a aranha cuja picada causa ereção

22/08/2023 às 04:002 min de leitura

Aranhas estão presentes na natureza nos mais diversos tamanhos e formatos, algumas perigosas, outras nem tanto. Porém, talvez nenhuma delas seja tão peculiar quanto as representantes da espécie Phoneutria nigiventer, que possui uma picada dolorosa e que é capaz de provocar uma ereção.

Apesar de ser uma aranha tipicamente brasileira, recentemente ela também foi encontrada em um supermercado na Áustria, indicando que mais membros dessa espécie possam existir em outros países.

(Fonte: Coisas da Roça)(Fonte: Coisas da Roça)

Peluda e problemática

Medindo cerca de 10 centímetros, essa aranha possui um corpo mais peludo se comparado com o de outras espécies e pode ser considerada perigosa graças ao seu tipo de veneno.

De uma maneira mais leiga, podemos dizer que o veneno liberado na picada dessa aranha é capaz de aumentar a pressão sanguínea da vítima, causando ereções que podem durar até quatro horas.

Isso acontece por que o veneno dessa espécie é composto por duas toxinas: a PhTx3 e Tx2-6. A primeira é um poderoso agente neurotóxico capaz de bloquear o controle muscular e causar asfixia por paralisia do movimento respiratório. Já a toxina Tx2-6 pode desencadear fortes estimulações nervosas e aumentar a taxa de ácido nítrico no sangue (o que ocasiona a ereção involuntária por períodos tão longos).

Vale ressaltar que, após esse período, o corpo volta a responder normalmente caso não tenha sido afetado de maneira grave. Há casos em que o veneno da armadeira pode ser fatal, então a indicação para quem for mordido por ela é não contar com a sorte e correr para o hospital quanto antes.

(Fonte: Freepik)(Fonte: Freepik)

Tratamento contra disfunção erétil?

Informações sobre a aranha armadeira já são estudadas há algum tempo pelos cientistas, e há inclusive alguns que relatam a possibilidade de que o veneno dessa espécie possa ajudar no tratamento da disfunção erétil.

Em 2011, por exemplo, um estudo publicado no Journal of Sexual Medicine revelou que um grupo de pesquisadores da Faculdade de Medicina da Georgia conduziu uma observação com ratos hipertensos que tiveram grande diminuição no apetite sexual.

Após uma injeção contendo o veneno da aranha armadeira, eles perceberam que o desempenho na "hora H" foi normalizado, mas os cientistas encontraram alguns efeitos colaterais, entre eles perda de controle muscular, dificuldade respiratória e morte em alguns casos.

"Neste veneno, várias toxinas atuam com atividade diferente. Por isso, quando um humano é picado por essa aranha, podemos observar diversos sintomas, incluindo priapismo, uma condição na qual o pênis fica ereto continuamente. Ainda temos que isolar esta toxina para que os efeitos indesejados não aconteçam", comentou a fisiologista Dra. Kenia Nunes, uma das responsáveis pelo estudo.