Chac Mool: esculturas que geram intensos debates arqueológicos

12/10/2023 às 02:002 min de leitura

Chac Mool, também escrito como chac-mool, é um tipo de escultura própria de civilizações mesoamericanas pré-colombianas. Formas da estátua já foram encontradas em diversas regiões que vão desde o México até a Costa Rica, porém, há muito debate sobre sua origem, função e significado — e até o seu nome provém de um erro de interpretação.

A primeira estátua relatada no mundo moderno foi encontrada pelo casal de exploradores britânicos Augustos e Alice Le Plongeon. A descoberta foi feita em uma escavação de ruínas Maias em 1875 e a estátua foi nomeada Chac Mool por se acreditar ser uma referência ao antigo governador de Chichen Itza.

Estátua Chac Mool encontrada por Augustos Le Plongelon. (Fonte: WikimediaCommons/Reprodução)Estátua Chac Mool encontrada por Augustos Le Plongelon. (Fonte: WikimediaCommons/Reprodução)

Estudos posteriores, porém, demonstraram que as figuras que retratavam o imperador tinham características diferentes, e a teoria dos Le Plongeon estava errada. Entretanto, conforme novas estátuas similares foram sendo descobertas, o nome Chac Mool foi utilizado para se referir ao estilo delas.

Características de Chac Mool

As Chac Mool ilustram um homem em posição bastante singular — com os ombros apoiados no chão, mas o tronco levantado. A estátua tem como principal característica a cabeça virada em um ângulo de noventa graus. A estátua também tem os joelhos levantados e os pés no chão.

As diferentes esculturas apresentam muitas variações, algumas têm a cabeça virada para a direita, enquanto outras para a esquerda. As roupas das estátuas variam entre vestes de guerreiros prontos para a batalha a homens seminus. A idade aparente das figuras também podem ser de jovens ou idosos.

Chac Mool Asteca em exposição no Museu de Antropologia do México. (Fonte: WikimediaCommons/Reprodução)Chac Mool Asteca em exposição no Museu de Antropologia do México. (Fonte: WikimediaCommons/Reprodução)

Datações e possíveis significados

As esculturas encontradas têm datações que variam entre 600 a.C até 1500 d.C. e sua distribuição no território parece demonstrar que elas foram importantes para diferentes civilizações, como os maias, astecas e toltecas. Isso demonstra uma das características da região de migrações, absorção e ressignificação de diferentes elementos das culturas.

Um exemplar de Chac Mool encontrado no Templo Mayor, o principal da cidade asteca de Tenochtitlán (atual Cidade do México) reúne o formato da figura com várias outras características e cores associadas a Tloloc, o deus da chuva.

Apesar do significado da figura poder ser variado, é amplamente aceito sua relação com rituais religiosos. A localização onde a maioria das figuras foi encontrada parece indicar a distância de separação entre um sacerdote e o povo, ou entre o sacerdote e estátuas de outros deuses.

Desse modo, os Chac Mool poderiam servir como mesa de oferendas, seja de comidas, folhas de fumo e outros, penas e outros itens valiosos, ou também servir como mesa para sacrifícios, até mesmos humanos. Algumas versões Astecas da imagem tem a escultura segurando um pequeno vaso que era conhecido para ser um receptáculo de corações humanos.

Assim, parece que as Chac Mool podem ter tido diferentes funções e diferentes significados de acordo com a civilização, a localização e a época em que foram produzidos. E sua história ainda pode ter novos capítulos — uma escultura foi achada na cidade de Pátzcuaro, em agosto deste ano. Ela foi a primeira encontrada no contexto da civilização purépecha, povo indígena que habitou a região onde hoje está o estado de Michoacán, no México.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: