Estátua pré-histórica de 11 mil anos mostra homem segurando o pênis

26/10/2023 às 13:002 min de leitura

Arqueólogos encontraram estátuas antigas muito bem preservadas próximas aos sítios arqueológicos de Göbekli Tepe e Karahan Tepe, na Turquia. A primeira estátua representava um javali em tamanho real. Já a segunda tem cerca de 2,3 metros e ilustra um homem segurando seu pênis. A terceira era a de um abutre.

As relíquias têm milhares de anos. A estátua do javali data entre 8700 a.C. e 8200 a.C., medindo 1,4 metro de comprimento e 0,7 metro de altura. Nesse objeto, os arqueólogos encontraram resquícios de tinta vermelha, indicando que ela foi originalmente pintada.

“Os resíduos de pigmentos vermelhos, pretos e brancos ainda aderiam à superfície da estátua. A língua do javali era vermelha. Pigmento preto e branco foi encontrado em outras partes do corpo do javali. Embora os especialistas há muito tempo presumissem que os pigmentos desempenhavam um papel na decoração das estátuas e dos pilares em formato de T encontrados em Göbekli Tepe, só agora existem evidências arqueológicas inequívocas para essa suposição”, afirma uma nota emitida pelo Instituto Arqueológico Alemão.

As descobertas fazem parte do esforço conjunto dessa entidade com o governo e universidades turcas.

Já a uma distância de 35 km de Göbekli Tepe, os pesquisadores encontraram a estátua que representa um homem sentado. Suas costelas e sua coluna estão em evidência e sua posição sugere que ele segura o próprio pênis. Nas proximidades de Karahan Tepe, foi encontrada uma pequena estátua de um abutre.

Por que essas estátuas foram esculpidas?

Estátua de javali encontrada na Turquia. (Fonte: Reprodução: Instituto Arqueológico Alemão)Estátua de javali encontrada na Turquia. (Fonte: Reprodução: Instituto Arqueológico Alemão)

Arqueólogos do mundo todo estão tentando entender o que motivou os povos que viviam nessa região a esculpirem essas estátuas. Ainda não há uma resposta definitiva, apenas hipóteses.

Uma dessas hipóteses sugere que a escultura do homem segurando o próprio pênis era uma homenagem ou reverência a uma pessoa falecida, possivelmente o patriarca de uma linhagem de indivíduos que viveu na região. Outra possibilidade é que esse grande objeto adornava um templo religioso.

Em nota, o governo da Turquia comemorou os achados arqueológicos. “Essa escultura humana é um dos exemplos mais impressionantes da arte pré-histórica encontrada durante as escavações realizadas em Karahan Tepe. Uma das esculturas mais realistas do período foi trazida à luz.

A estátua de 2,3 metros de altura, que é candidata a ser um dos exemplos mais incríveis de arte pré-histórica, com uma expressão facial realista, foi encontrada fixada ao chão em um tipo de banco”.

Por que tantos artefatos são encontrados nessa região?

Estátua de homem segurando o próprio pênis. (Fonte: Reprodução: Instituto Arqueológico Alemão)Estátua de homem segurando o próprio pênis. (Fonte: Reprodução: Instituto Arqueológico Alemão)

Nos últimos anos, muitas descobertas foram feitas nas regiões próximas Karahan Tepe, que foi descoberta apenas em 1997 e teve suas primeiras grandes escavações iniciadas em 2018. Portanto, é provável que ainda haja muita coisa para se achar nesse local.

Alguns desses achados têm mais de 12 mil anos e contam parte importante da história da humanidade, já que esses objetos antecedem as grandes civilizações que já conhecemos.

Os povos que moravam nesses locais viveram em períodos considerados “pré-neolíticos”, ou seja, antes da chamada “Idade da Pedra Polida”, na qual o ser-humano conseguiu desenvolver um sistema primitivo de agricultura.

Trata-se de um pedaço da história humana que ainda pouco conhecemos. Portanto, a cada novo achado que for revelado nesses sítios arqueológicos, uma nova compreensão sobre o nosso passado pode surgir.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: