Regressão de Júlia: gênia brasileira de 11 anos cria novo cálculo para raiz quadrada

14/11/2023 às 04:392 min de leitura

Uma mineira de 11 anos é mais uma das pessoas a marcar seu nome no mundo da matemática. Júlia Helena Pimenta Ferreira, aluna do Colégio Santa Maria Minas, em Belo Horizonte, conseguiu essa façanha ao criar um raciocínio inovador para calcular raízes quadradas. Essa maneira de resolver o cálculo levou seu professor a criar uma fórmula nomeada de Regressão de Júlia.

Para conseguir expressar matematicamente o raciocínio da aluna, o professor Frederico Ferreira de Pinho Tavares mergulhou em um ano de estudos avançados até desenvolver a Regressão de Júlia, uma fórmula que agora ganha destaque em uma das principais revistas científicas da área.

A Regressão de Júlia

A jornada de descoberta começou com a curiosidade de Júlia em abril de 2022. O que poderia ter sido apenas mais uma pergunta em sala de aula tornou-se a semente de uma inovação surpreendente. Frederico Ferreira não apenas aceitou o desafio, mas abraçou-o, desenvolvendo não apenas uma fórmula matemática, mas uma abordagem que desafia a norma e abre caminho para novos estudos teóricos na matemática.

Método de Júlia que serviu de modelo para a criação da Regressão de Júlia. (Fonte: Jornal Nacional/ Divulgação)Método de Júlia que serviu de modelo para a criação da Regressão de Júlia. (Fonte: Jornal Nacional/ Divulgação)

A simplicidade da Regressão de Júlia é desconcertante. Não é apenas uma fórmula, é uma nova perspectiva sobre como encarar a matemática. O método dispensa as operações tradicionais mirabolantes para calcular raízes quadradas, tornando o processo tão fácil que certamente vai facilitar a vida dos próximos estudantes.

Para compreender a magia por trás da fórmula de Júlia, basta seguir passos simples. 

Ao calcular a raiz quadrada de 144, por exemplo, a ideia é multiplicar por números que cheguem próximos a esse valor. Assim, multiplica-se 10 vezes 10, que é igual a 100. A partir daqui, é uma questão de sucessões. 

Soma o resultado (100) ao número multiplicado (10) mais o seu sucessor (11), resultando em 100 + 10 + 11, totalizando 121. Agora, bastar repetir o processo, somando o resultado ao último número utilizado mais o seu sucessor, ou seja, 121 + 11 + 12, chegando assim ao número original que é 144. 

Tá, mas e a raiz quadrada? Simples, é o último número adicionado no cálculo. Logo, a raiz quadrada de 144 é 12.  

Quebrando regras

Júlia agrade ao professor por tê-la escutado. (Fonte: Jornal Nacional/ Divulgação)Júlia agrade ao professor por tê-la escutado. (Fonte: Jornal Nacional/ Divulgação)

O professor de Júlia enviou a descoberta para uma das revistas científicas mais respeitadas do Brasil, a Revista do Professor de Matemática. Tudo isso só foi possível graças à capacidade de Júlia "quebrar regras" e à sabedoria do professor que, primeiro, soube escutar a aluna e, segundo, percebeu que havia algo de inovador ali. 

No meio de uma disciplina muitas vezes temida, Júlia mostra como a matemática (assim como as demais matérias) não precisa ser uma série de regras a serem seguidas, mas sim um campo fértil para a inovação e a criatividade. 

Do mesmo modo, aprendemos que a colaboração entre alunos e professores pode gerar não apenas resultados acadêmicos, mas também uma nova visão sobre como encarar desafios aparentemente insuperáveis. 

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