5 professores que mudaram o mundo

14/04/2022 às 12:123 min de leitura

Post patrocinado

Até chegar ao formato que conhecemos hoje, o universo da educação passou por muitas fases e está constantemente sofrendo transformações. Algo que não mudou é que, desde os primeiros tutores da Grécia Antiga, há grandes mestres à frente do ensino. 

Desses, podemos destacar algumas personalidades que deixaram sua marca na história e realmente mudaram o mundo. A seguir, saiba mais de cinco professores que não só trabalharam na docência como também colocaram em prática grandes teorias e ideias inovadoras que, de um jeito ou de outro, impactaram a sociedade. Confira!

1. Albert Einstein

Albert Einstein (1879-1955) é mundialmente conhecido pelas atividades no ramo da Física, em que desenvolveu a teoria da relatividade geral e descobriu a lei do efeito fotoelétrico, que o levou a ser premiado com o Nobel de Física de 1921 por conta de tantas contribuições importantes. Mas Einstein também foi professor em instituições de Ensino Superior, como a Universidade de Berna, a Universidade Carolina e o Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, na Suíça.

Albert EinstenAlbert Einstein ia muito além de ser um físico de destaque. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

2. Marie Curie

Marie Curie (1867-1934) foi uma cientista polonesa que desenvolveu pesquisas pioneiras sobre radioatividade. Além disso, foi responsável pela descoberta de dois elementos químicos, o polônio e o rádio. Não é à toa que foi a primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel, tendo recebido o prêmio na área de Física e depois na de Química.

Como se não bastassem esses feitos, Curie foi a primeira mulher a ser professora na Universidade de Paris (França).

Marie CurieMarie Curie, a primeira mulher a ser professora na Universidade de Paris. (Fonte: Revista Galileu/Reprodução)

3. Maria Montessori

Maria Montessori (1870-1952) foi uma médica, educadora e pedagoga italiana. Deixou seu legado no mundo a partir da metodologia educativa que desenvolveu e que leva seu nome, no chamado método Montessori. Em sua trajetória, defendeu a importância da liberdade, da atividade e dos diferentes estímulos para o desenvolvimento físico e mental das crianças. Sua relevância foi tamanha que, até hoje, a metodologia é aplicada em escolas.

Maria MontessoriMaria Montessori desenvolveu um método educativo aplicado até hoje. (Fonte: Vatican News/Reprodução)

4. Stephen Hawking

Considerado um dos mais importantes cientistas do século XX, Stephen Hawking (1942-2018) foi professor emérito da cátedra de matemática na Universidade de Cambridge (Inglaterra), um posto que foi ocupado por Isaac Newton (1643-1727). Hawking sofria de esclerose lateral amiotrófica, mas continuou publicando e lecionando até o fim da vida.

Stephen HawkingStephen Hawking, professor emérito de Matemática na Universidade de Cambridge. (Fonte: Revista Galileu/Reprodução)

5. Paulo Freire

Paulo Freire (1921-1997) foi professor e filósofo, considerado um dos nomes mais importantes na pedagogia mundial. Ele escreveu a obra Pedagogia do Oprimido (1974), que é a terceira mais citada em trabalhos acadêmicos na área de Ciências Humanas no mundo. Seus livros e suas publicações defendem a educação libertária, distante de ensinos tecnicistas, e são base para muitas técnicas de ensino, servindo como referência para a educação moderna. Não há dúvidas de seu impacto!

Paulo FreirePaulo Freire, um dos maiores educadores da história brasileira. (Fonte: MST/Reprodução)

Faça história você também!

É muito legal conhecer um pouco mais dessas mentes brilhantes, não é? E você também pode fazer história e ajudar a transformar o mundo por meio da educação. Os cursos de licenciatura ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) podem ser o primeiro passo nessa jornada.

Todos os cursos contam com grandes mestres, além de diferenciais práticos como:

  • ensino por competências;

  • avaliação por indicadores que podem ser acompanhados pelo aluno;

  • adequação a diferentes contextos nacionais;

  • trabalho por projetos (trabalho de conclusão de curso (TCC) e outros projetos integradores);

  • recursos educacionais e uso intenso das tecnologias da informação e da comunicação (TICs);

  • prática favorecida pelo plano do curso e pelos recursos educacionais previstos;

  • base comum para todas as licenciaturas;

  • aproveitamento de competências.

Além disso, as mensalidades são acessíveis, com valores a partir de R$ 199 mensais. Não perca tempo e conheça já os cursos disponíveis. Quem sabe, daqui a algum tempo você pode aparecer em uma lista como esta por inspirar outras pessoas por meio do conhecimento! ;)

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: