Jonathan, a tartaruga mais antiga do mundo, completou 191 anos

11/12/2023 às 11:002 min de leitura

Enquanto alguns animais não vivem tanto tempo quanto gostaríamos, há outros que se destacam pela sua longevidade. Entre eles, o tubarão da Groenlândia, que pode chegar aos 400 anos, as lagostas, que passam dos 140 anos e também as tartarugas, que podem superar os 100 anos de idade.

Inclusive, uma delas entrou no Livro dos Recordes recentemente: Jonathan é uma tartaruga-gigante-das-seicheles (Aldabrachelys gigantea hololissa), uma espécie que vive até os 150 anos, em média. E na última semana, o animal foi destaque no Guinness World Records por seguir superando esse marco ao completar 191 anos.

Com isso, ele se consagrou como a tartaruga mais antiga do mundo. Acredita-se que Jonathan tenha nascido no ano de 1832. Mais adiante, em 1882, quando estaria com cinquenta anos, foi levado para a Ilha de Santa Helena.

(Fonte: Guinness World Records/Reprodução)(Fonte: Guinness World Records/Reprodução)

Jonathan: uma tartaruga com 191 anos

Sim, estamos falando de Santa Helena, a mesma ilha que Napoleão Bonaparte viveu seus últimos dias, localizada no sul do Atlântico. Mas considerando que o animal já era maduro quando foi parar nesse local, pode ser que ele seja ainda mais velho do que imaginam.

De toda forma, o aniversário de Jonathan é celebrado no dia 04 de dezembro. Curiosamente, não é a primeira vez que o animal vai parar no Guinness World Records. Ou seja, além de Jonathan ser considerado o animal terrestre vivo mais antigo, ele ainda é lembrado por ser o quelônio mais antigo da história, título alcançado em 2021.

Os quelônios correspondem a uma ordem de animais conhecida por sua carapaça externa bastante rígida, abrigando todas as espécies de tartarugas. Ao completar 191 anos, Jonathan se manteve à frente de Tu’i Malila, uma tartaruga que alcançou os 188 anos e viveu entre os anos de 1777 e 1965.

(Fonte: Guinness World Records/Reprodução)(Fonte: Guinness World Records/Reprodução)

Uma tartaruga cheia de histórias para contar

Ou seja, ao longo da vida de Jonathan, diversos eventos importantes ocorreram, como a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, a primeira ocorrendo entre 1914 e 1918; e a segunda, entre 1939 e 1945. Isso sem falar na abolição da escravidão no Brasil, em 1888, e a ida do Homem à lua, na expedição Apollo 11, em 1969.

Ele vive ao lado de outras duas tartarugas-gigantes: David e Emma, que estão com 55 anos, e Frederick, que nasceu em 1991 e está com 32 anos. Uma curiosidade divulgada é que Frederick já foi considerado como fêmea, chegou a ser chamada de Frederika, mas um tempo depois descobriram o equívoco.

Apesar dessa idade mais avançada, Jonathan ainda se apresenta bastante saudável, destacou seu veterinário Joe Hollins, no comunicado divulgado pela Guinness. Inclusive, o animal ainda tem libido e tenta acasalar com outras tartarugas.

Em virtude da catarata, a tartaruga-gigante perdeu a visão, mas permanece apreciando bastante os dias ensolarados, alimentando-se normalmente e segue sendo acompanhado de perto por uma equipe.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: