6 curiosidades sobre os gigantes tubarões da Groenlândia

13/08/2022 às 06:002 min de leitura

O tubarão da Groenlândia é um dos maiores peixes do mundo. Apesar disso, a espécie que habita os mares gelados do Atlântico, desde a costa norte dos Estados Unidos até a Groenlândia e também boa parte da costa europeia, é pouco conhecida pela maioria das pessoas.

E mesmo estando presente por toda essa área, ele só foi registrado em vídeo pela primeira vez em 1995 — e levou mais 8 anos para que alguém conseguisse um vídeo em seu ambiente natural. Abaixo nós apresentamos outras seis curiosidades sobre esse animal.

1. Eles são muito, muito grandes

(Fonte: dottedhippo/Getty Images)(Fonte: dottedhippo/Getty Images)

Os tubarões são peixes que podem variar muito de tamanho, indo de muito pequenos até gigantes dos oceanos. E o tubarão da Groenlândia está mais próximo deste último grupo.

Eles estão entre os maiores tubarões do mundo, tendo exemplares da espécie que chegaram a medir 6,4 metros e pesar uma tonelada. Apesar disso, o padrão é pesar cerca de 400 kg e variar entre 2,4 a 4,8 metros de comprimento.

2. E também são ótimos mergulhadores

(Fonte: Avalon.red/Oceans Image/Alamy)(Fonte: Avalon.red/Oceans Image/Alamy)

Uma das principais razões pelas quais os tubarões da Groenlândia são vistos tão raramente é sua capacidade de mergulhar em profundidades extremas. Pesquisadores os registraram chegando a 2.200 metros de profundidade, e às vezes podem ser encontrados relaxando nas encostas e plataformas bem abaixo da superfície do oceano.

3. "Matusalém dos oceanos"

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Analisando os olhos dos tubarões da Groenlândia, os cientistas descobriram a possibilidade de que esses peixes possam viver 400 anos ou mais. Ao longo da sua vida, esses animais ganham “novas camadas” de tecido na lente dos olhos, que ajudam a estimar a idade deles, assim como os anéis de uma árvore.

As estimativas de idade dos dois maiores tubarões os colocaram em torno de 335 a 392 anos, sendo que a vida deles pode variar entre 252 e 512 anos, sendo 390 a média mais provável. Isso faz deles os vertebrados mais longevos atualmente.

4. A carne é venenosa, mas deliciosa

Carne de tubarão da Groenlândia sendo preparada. (Fonte: Wikimedia Commons)Carne de tubarão da Groenlândia sendo preparada. (Fonte: Wikimedia Commons)

A carne de tubarão da Groenlândia pode causar sintomas semelhantes à embriaguez grave em humanos. Isso acontece devido ao óxido de trimetilamina presente no tecido da carne desses animais, que auxilia na estabilização de suas enzimas e proteínas contra os efeitos debilitantes do frio severo e da alta pressão da água.

Apesar disso, a carne do tubarão da Groenlândia é também um prato muito apreciado na Islândia. Ele é feito através de um processo de fermentação que remove o óxido de trimetilamina pendurando a carne do tubarão por até cinco meses, eliminando assim os efeitos adversos das neurotoxinas.

5. Os tubarões da Groenlândia não atacam humanos

(Fonte: Doug Perrine/Reprodução)(Fonte: Doug Perrine/Reprodução)

A maioria dos tubarões não oferece risco algum para os humanos, e o tubarão da Groenlândia é um deles. Existem algumas lendas inuítes relatando ataques desses peixes a caiaques. Porém, até o momento não há um caso documentado de tal encontro.

O tubarão da Groenlândia é grande o suficiente para devorar um ser humano, e com seus dentes afiados não teria muita dificuldade para fazer isso. Mas, felizmente, nós não fazemos parte do seu cardápio.

6. Dieta variada

(Fonte: Doug Perrine/Reprodução)(Fonte: Doug Perrine/Reprodução)

Assim como os abutres, conhecidos como os depósitos de lixo da natureza por se alimentarem de todo o tipo de carne que encontram, os tubarões da Groenlândia fazem algo parecido nos oceanos.

Eles podem se alimentar de focas e peixes, mas pesquisadores acreditam que os tubarões da Groenlândia são principalmente necrófagos, nutrindo-se de qualquer carne que encontrem pelo caminho. Seja vivo ou morto, nenhum prato é rejeitado por um tubarão da Groenlândia.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: