A história explosiva do coquetel molotov

02/01/2024 às 12:002 min de leitura

Desde a Guerra de Inverno até a invasão soviética da Hungria e os tumultos recentes na Ucrânia, o coquetel molotov, também conhecido como "bomba de garrafa", tem desempenhado um papel significativo como arma improvisada em diversos conflitos. Vamos explorar a história fascinante bomba incendiária, desde sua origem, revelando como ela se tornou um símbolo de resistência para os oprimidos em todo o mundo.

Origem e ascensão

O coquetel molotov ganhou destaque durante a Guerra de Inverno. (Fonte: Getty Images / Reprodução)O coquetel molotov ganhou destaque durante a Guerra de Inverno. (Fonte: Getty Images / Reprodução)

O coquetel molotov foi oficialmente batizado durante a Guerra de Inverno entre a União Soviética e a Finlândia (1939-1940). No entanto, suas raízes remontam à década de 1920, quando o Exército Republicano Irlandês (IRA) utilizou garrafas de gasolina e parafina como armas improvisadas.

O primeiro uso documentado dessas bombas ocorreu em 1922, sinalizando o início de uma era em que sua simplicidade e eficácia começariam a ganhar destaque. A Guerra Civil Espanhola (1936-1939) testemunhou o ressurgimento dessas armas contra tanques soviéticos, marcando o caminho para sua adoção em larga escala durante a Guerra de Inverno.

A história por trás do nome da "granada caseira"

Vyacheslav Molotov. (Fonte: Getty Images / Reprodução)Vyacheslav Molotov. (Fonte: Getty Images / Reprodução)

O nome "coquetel molotov" surgiu como uma resposta irônica à propaganda soviética durante a Guerra de Inverno. Vyacheslav Molotov, ministro dos Negócios Estrangeiros soviético, referiu-se às bombas lançadas pelos soviéticos contra os finlandeses como "pacotes de alimentos". Em um gesto de zombaria, os finlandeses chamaram-nas de "cestas de pão molotov" e prometeram fornecer uma bebida para acompanhá-las.

Assim, os coquetéis molotov finlandeses foram concebidos, contendo gasolina, querosene e até alcatrão. Com a produção massiva dessas armas, os finlandeses resistiram tenazmente, destruindo centenas de tanques soviéticos, tornando-se uma pedra angular da resistência contra a invasão.

A alcance global das bombas incendiárias

(Fonte: Getty Images / Reprodução)(Fonte: Getty Images / Reprodução)

Após a Segunda Guerra Mundial, os coquetéis molotov continuaram a desempenhar um papel crucial em conflitos armados e protestos. Os húngaros usaram-nos com eficácia durante a revolta de 1956, destruindo cerca de 400 tanques soviéticos. Os britânicos, temendo uma invasão nazista, massificaram a produção dessas bombas incendiárias, treinando até mesmo cidadãos mais velhos no uso dessa bomba incendiária.

Assim, os coquetéis molotov tornaram-se um símbolo global de resistência, sendo empregados em diversos cenários, desde a Primavera de Praga até os protestos em Hong Kong e a resistência ucraniana contra a invasão russa de 2022.

Desde sua criação, o coquetel molotov representa a persistência e a criatividade de indivíduos que buscam resistir a adversidades. Essa "bomba de garrafa" tornou-se mais do que uma simples arma improvisada; é um símbolo de coragem e determinação para os oprimidos em todo o mundo, que continuam a empregar essa ferramenta simples, mas eficaz, na busca por liberdade e justiça.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: