publicidade

Entenda como começou a Segunda Guerra Mundial

07/10/2019 às 14:002 min de leitura

A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) foi um conflito armado que marcou para sempre a história. Por isso, é importante compreender alguns fatos decisivos que explicam os rumos que o conflito tomou após o seu início.

Reprodução/Wikimedia

O pano de fundo dos impasses que levaram à Segunda Guerra Mundial

Após a Primeira Guerra Mundial, mais especificamente depois da assinatura do Tratado de Versalhes, em 1919, a Alemanha se viu dominada pelo sentimento de humilhação diante das imposições estabelecidas enquanto mergulhava em sérios problemas econômicos.

Paralelamente a isso, a Crise de 1929 já havia afetado seriamente a Europa, transformando a ordem mundial. Historiadores acreditam que o conjunto desses fatores contribuiu para que a população alemã acolhesse os discursos de cunho nacionalista e expansionista. Adolf Hitler, político nazista, assumiu o poder em 1934 prometendo devolver a prosperidade à Alemanha.

Quando, exatamente, começou a Segunda Guerra Mundial?

A Alemanha já havia dado sinais de que estava se preparando para um novo confronto, e isso se manifestou de forma mais concreta durante a Conferência de Munique, realizada em 1938. Hitler conseguiu que França e Inglaterra cedessem às exigências impostas na questão dos Sudetos, culminando na anexação de parte da Checoslováquia à Alemanha. 

População saudando as tropas alemãs durante a ocupação dos Sudetos (1938).
População saudando as tropas alemãs durante a ocupação dos Sudetos (1938)

Mas foi apenas após a invasão da Polônia pelos alemães, em 1º de setembro de 1939, que França e Grã-Bretanha declararam guerra.

Para a Alemanha, a invasão representava mais do que uma expansão: foi uma oportunidade de testar seu poder de fogo militar — que devastou a Polônia rapidamente. Em seguida, Bélgica, França, Holanda e Noruega foram invadidas e dominadas. A guerra, de fato, começou apenas após a invasão da França.

A Segunda Guerra Mundial, portanto, foi caracterizada por forte revanchismo, e é por isso que se pode dizer que ela foi, de certa forma, uma continuação da Primeira Guerra Mundial.

Curiosidade

Reprodução/Wikimedia

Um fato pouco conhecido é que Winston Churchill ainda não era o primeiro ministro da Grã-Bretanha. Até então, ele atuava na oposição ao governo e à política de apaziguamento, que, devido ao temor de uma nova guerra, regia as relações entre os países sem resultados positivos.

Foi apenas em 1940, quando Neville Chamberlain renunciou ao cargo de Primeiro Ministro, que Churchill assumiu o cargo a convite do Rei George VI.

Imagem
publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: